Ocorreu, no ano de 1953, um movimento separatista com o objetivo de desligar São Vendelino e Bom Princípio de Montenegro e integrar estas duas comunidades ao município de São Sebastião do Caí. Foi feito um plebiscito e a emancipação foi aprovada pelo povo e confirmada pelo governo estadual. Uma decisão lógica e sensata, uma vez que o Caí era muito mais próximo e acessível do que Montenegro. Observe-se, porém, que São Vendelino e Bom Princípio eram tão pequenos e inexpressivos naquela época que não se pensou em emancipação, preferindo a anexação ao Caí.
Depois disto o asfalto chegou a Bom Princípio e a São Vendelino. Um grande acontecimento. Desenvolveram-se a indústria, o comércio, a agricultura. Com isto, em 1981 surgiu um movimento emancipacionista em Bom Princípio liderado por Arno Carrard (advogado principiense, bisneto do antigo administrador da Colônia de Santa Maria da Soledade, Eugênio Carrard). Tupandi, que era distrito do município de Montenegro, integrou-se ao projeto de emancipação de Bom Princípio. São Vendelino não pode fazer o mesmo porque foi incluído, antes, no projeto de emancipação de Barão. Mas a população de São Vendelino mobilizou-se contra a sua inclusão no projeto de Barão, pois seria muito inconveniente passar a pertencer àquele município, já que a futura sede ficaria distante e ligada por estrada ruim. Seria mais conveniente para os vendelinenses ter sua sede municipal no Caí ou em Bom Princípio, cidades com as quais estava ligada por estrada asfaltada. O plebiscito para a emancipação de Barão ocorreu no dia 7 de março de 1982. Apenas 156 eleitores de São Vendelino votaram pelo sim, contra 654 que votaram pelo não. Com isto, o plebiscito de Barão acabou com vitória do não.
Este fato acabou representando um obstáculo para a emancipação de Bom Princípio, pois se o município de Bom Princípio fosse criado, São Vendelino (que continuaria pertencendo ao Caí ) ficaria isolado da sua sede municipal. Em virtude disto, foi suspenso o plebiscito para a emancipação de Bom Princípio, que estava marcado para o dia 28 de março. Foi feita, então uma reformulação do projeto emancipacionista de Bom Princípio, com a inclusão de São Vendelino. O novo plebiscito para a emancipação de Bom Princípio foi realizado no dia 25 de abril e a criação do município foi aprovada por larga diferença de votos. Em Piedade, 86,3 % dos eleitores optaram pelo sim. Em São Vendelino, o percentual foi de 71 %. E assim, São Vendelino passou a pertencer ao novo município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário