sábado, 7 de novembro de 2009

587 - DOUTOR CASSEL - Quase tragédia em Santa Lúcia do Piaí

Santa Lúcia do Piaí, hoje no município de Caxias do Sul, integrava o município do Caí na década de 1940

Naquele tempo, o nosso município era muito grande. Incluía Nova Petrópolis, Feliz, Portão. Era um enorme dum município. Logo que cheguei tinha até o distrito de Santa Lúcia do Piaí que, pra chegar lá, tinha que passar por Caxias.
Aconteceu até que o doutor Egydio Michaelsen, quando era prefeito, foi uma vez, de auto, visitar Santa Lúcia. Mas a estrada era muito ruim e perigosa. O auto capotou e foi rolando em direção ao rio. Pouco antes de cair na água, a porta se abriu e fez uma alavanca, segurando o auto e impedindo a sua queda. O pessoal que estava no carro teve muita sorte. Podiam ter morrido todos. Só quem saiu machucado foi o juiz de direito da época, doutor Armando, que sofreu uma fratura de rótula, ou coisa assim. Estavam junto, além do Egydio e do Doutor Armando, o delegado da Junta de Alistamento Militar e o seu Alexandre, um velhinho que tinha por aí e era o chofer da prefeitura.
Com esta, o doutor Egydio pegou aquilo e largou nas mãos de Caxias. Ele disse: "Não quero mais" (ri). Nós gozamos muito do Egydio. Dizíamos para ele: "O susto foi tão grande que tu resolveu atirar Santa Lúcia nas costas de Caxias". Ele entregou o distrito caiense pra Caxias sem nenhuma compensação. Mas fez muito bem. Não havia condições de manter um distrito como aquele, tão distante da sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário