Doutor Cassel e Maria das Mercês: companheira de uma vida inteiraSó tive problemas por causa da guerra, quando eu e o doutor Olavo Leão defendíamos os colonos alemães contra as perseguições de algumas autoridades arbitrárias. Passamos por situações bem desagradáveis por causa disso. Mas depois, com o fim da guerra e da ditadura, em 45, surgiram os novos partidos. O Getúlio fundou primeiro o PSD, depois o PTB.
Um dia o Valter Jobim chegou na minha casa, a mesma em que, hoje, o doutor Bernardo tem o seu consultório (casa situada na esquina das ruas Marechal Floriano e Coronel Paulino Teixeira, onde hoje exite um novo prédio alugado à Igreja Universal do Reino de Deus). Ele era muito amigo da minha família e um dos principais líderes do PSD no estado (e veio a ser o governador, entre 1947 e 1951). E eu devia favores a ele.
Ele veio junto com o doutor Oscar Carneiro da Fontoura e me falou o seguinte:
"Olha, Cassel, eu não conheço ninguém aqui no Caí. Eu vou te deixar essa papelama porque tu tens conhecidos na cidade e nós precisamos fundar o PSD local. Eu não tenho tempo pra fazer isso. Tu vais ter que te virar e fazer isso pra nós."
Eu tentei cair fora: "Mas Valter, eu não entendo nada desse negócio".
"Não interessa", ele disse. "Nós não temos tempo pra fazer isso. Te vira." E foram embora.
Então eu fiquei com aqueles papéis e pensei: "O que que eu vou fazer com isso?" Fui falar com o Aloísio Fortes e ele decidiu encaminhar o negócio. Fizeram reuniões e acabaram fundando o PSD caiense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário