quinta-feira, 12 de novembro de 2009

602 - Carlito e Iarte Adam

Comerciante, Carlito Adam foi o primeiro presidente da CDL
Iarte Adam foi campeao brasileiro de tênis, em 1964
Nascido a 4 de fevereiro de 1914, Carlito Frederico Adam foi casado com Edith Graebin Adam, que lhe deu os filhos Iarte, Judith e Marlise.
Fundador da Casa Adam, em 1942, Carlitinho, como as pessoas geralmente o chamavam, foi o primeiro presidente do Clube dos Diretores Lojistas de São Sebastião do Caí (CDL).
Amante dos esportes, foi o grande incentivador e treinador de seu filho Iarte, que chegou a ser campeão brasileiro de tênis, campeão sul-americano por equipe e vice-campeão mundial universitário, na Hungria. Nos Jogos Panamericanos, disputados em São Paulo em 1963, Iarte conquistou a medalha de bronze no tênis, dupla masculina, juntamente com Thomaz Koch.

No livro "O Tênis no Brasil, de Maria Esther Bueno a Gustavo Kuerten", os autores Gianni Carta e Roberto Marcher destacam a importância de Iarte Adam no tênis brasileiro.
Na página 98 deste livro, destacam que Iarte Adam destacou-se entre os melhores voleadores do tênis brasileiros. Foi campeão brasileiro em 1964, derrotando Thomaz Koch na final, realizada em Fortaleza. Em 1966, no Aberto da Argentina, Em 1966, no torneio de Mendonza, Iarte enfrentou o tenista Roy Emerson, número um do mundo naquele momento, na semifinal. "Perdeu mas foi duro: 8-6, terceiro set."
Iarte já destacava em 1953, quando sagrou-se campeão brasileiro da categoria de nove a 12 anos vencendo Ronald Barnes na final. Barnes, anos depois veio a ser campeão brasileiro de tênis (aos 19 e aos 20 anos) e foi um dos maiores tenistas brasileiros da década de 1960.
Carlito Adam foi, também, excelente jogador de xadrez, sendo memoráveis as partidas que disputava com Alceu Masson.
Iarte formou-se em medicina e reside em Santa Cruz do Sul, RS.
Carlito Adam morreu em 26 de fevereiro de 1982.

2 comentários:

  1. Grande tenista, e com excelente comportamento em quadra, e fora da quadra. Um gentleman!

    ResponderExcluir
  2. Eu joguei com o Dr. Iarte Adam no final da década de 80 em Ijuí quando ele visitava familiares na cidade. Um tênis primoroso. Não tínhamos internet para saber de sua importância. O máximo que se dizia é que ele tinha sido campeão brasileiro. Bom de ler sobre suas façanhas. Darlan Matte

    ResponderExcluir