Escrita em 1940, a monografia Caí, de Alceu Masson, procurava abordar todo tipo de informação relevante sobre o município. Faz, inclusive, uma descrição detalhada da geografia municipal. Informações que hoje, em grande parte, perdeu a atualidade como geografia, mas ganhou interesse como história.
Descrevendo as divisas do município, Masson afirma que o Caí "confina, ao norte, com os municípiosde Farroupilha, Caxias e São Francisco de Paula; ao leste com os municípios de São Leopoldo, Taquara e São Francisco de Paula; ao sul, com o município de Canoas; a oeste, com o município de Montenegro."
Quanta diferença!
Hoje as divisas caienses são, ao norte, com os municípios de Bom Princípio e Feliz; a leste com São José do Hortêncio e Lindolfo Collor; ao sul, com o Portão e Capela de Santana; a oeste com Pareci Novo e Harmonia.
Como se observa todas as divisas mudaram. O que se deveu às emancipações ocorridas nas últimas décadas. Nova Petrópolis, tornou-se município em 1955; Feliz, emancipou-se em 1959; Portão, em 1963; Bom Princípio, em 1982; Capela de Santana, em 1988; São José do Hortêncio, em 1988; Harmonia, 1988; Pareci Novo, em 1992.
Nenhum comentário:
Postar um comentário