segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

773 - Estradas Presidente Lucena e Buarque de Macedo

Além da estrada Júlio de Castilhos, que na época começava a ser asfaltada, outras três estradas estaduais cortavam o município do Caí na época em que foi escrita a monografia de Alceu Masson (1940): a Estrada Rio Branco, a Presidente Lucena e a Buarque de Macedo.
A Estrada Presidente Lucena ainda hoje tem este nome. Ela liga, atualmente, as cidades de Ivoti e Picada Café, passando por Presidente Lucena.
Em 1940, Alceu Masson assim a descreveu:
"Partindo de São Leopoldo, penetra no município de Caí pela Linha Olinda, segue até Nova Petrópolis, atravessando a Linha Imperial e vai até a Linha Brasil. No trecho compreendido entre os arroios Veado e Serraria, forma a linha divisória que separa de Caí o município de São Leopoldo."
A atual cidade de Presidente Lucena foi conhecida, até a sua emancipação, como Arroio Veado. Picada Café pertenceu ao município do Caí, o que só deixou de acontecer quando da emancipação de Nova Petrópolis, em 1954. As localidades de Linha Araripe, Linha Brasil e Linha Imperial (assim como Picada Café) foram integradas ao novo município.
A Estrada Buarque de Macedo foi construída na década de 1870 e ligava Montenegro a região serrana. Sua construção fez parte do projeto estratégico de atração de imigrantes para colonizar aquela região. O barão Luis Henrique de Holleben comandou a sua construção. Como se vê pela descrição de Alceu Masson, o mesmo nome era dado à estrada que ligava Montenegro à localidade de Rincão do Cascalho, no município de Portão. Ela correspondia, aproximadamente, ao traçado da atual RS-240 (rodovia Maurício Cardoso). Como, naquela época, não havia a ponte sobre o rio Caí, a estrada conduzia ao Passo do Manduca, local onde se podia passar o rio numa barca.
Alceu Masson descreve o trecho da estrada que pertencia ao município do Caí:
"Partindo da (estrada) Júlio de Castilhos, no distrito de Portão, passa por Garcez, corta a linha de viação férrea perto da estação Capela, e, seguindo por Boqueirão, atravessa o passo do Manduca e o município de Montenegro, e termina no município de Taquari."
Por esta descrição, nota-se que, em 1940, o nome Buarque de Macedo era dado à estrada que, adiante de Montenegro, seguia para Taquari e Lajeado. E não mais para a que seguia para a Serra, passando por Salvador do Sul e Barão.

3 comentários:

  1. A ESTRADA BUARQUE DE MACEDO É FEDERAL??? É A BR 470??? VAI DE MONTENEGRO ATÉ QUAL CIDADE DASERRA GAUCHA???OBRIGADA

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  2. Sim ela foi federaliza em 2016. A antiga Estrada Buarque de Macedo começa no Centro de Montenegro, na interseção com a Rua Osvaldo Aranha, e atravessa os Estados do RS e SC terminando no porto de Itajaí, em SC. Passa na Serra Gaúcha por cidades como Garibaldi, Bento Gonçalves, Nova Prata, Lagoa Vermelha, Barracão, entrando em solo catarinense e indo por Campos Novos, Curitibanos, Rio do Sul, Blumenau e Itajaí (ERSC 470 - BR 470). Ido Herzer, Montenegro - RS.

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  3. sabe alguma coisa sobre os trabalhadores que abriram essa estrada? Pergunto pois um tio avô meu italiano chamado Antonio Segnfredo veio da Italia para trabalhar na abertura desta estrada. Onde posso encontrar algum contrato de trabalho , estou pesquisando alguma lista de trabalhadores ou coisa parecida.

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