terça-feira, 11 de maio de 2010

828 - Leda Weirich: um talento caiense

Foto: Fábio Winter
Leda ensinou música por 65 anos

Dona Leda Velten Weirich foi professora de piano, no Caí, desde o ano de 1944 até 2010. Foram, portanto, 66 anos dedicados ao ensino da música. Além de piano, ela deu aulas - também - de acordeon, escaleta e flauta.
Nascida em 19 de agosto de 1923, ela fez seus primeiros estudos na escola evangélica da cidade e, depois, frequentou o Instituto de Belas Artes, em Porto Alegre, para desenvolver seus conhecimentos de música. Tornou-se uma exímia pianista, tendo feito apresentações memoráveis no antigo Clube Aliança. Mas foi no ensino musical que ela mais se destacou.
Dona Leda começou a ensinar no ano de 1944, quando tinha 21 anos, e só deixou de fazer isso em janeiro de 2010, quando já havia completado seus 86 anos de vida. No último natal, ela tocou seu piano para a platéia de filhos, netos, bisnetos e demais familiares reunidos na sua casa. A morte a buscou no último dia 6 de maio, quinta-feira. Ela dava aulas particulares, na sua casa.
Dona Leda era filha do comerciante Guilherme Velten, que começou sua vida trabalhando como empregado na loja Thissen (situada ao lado da igreja católica) e depois abriu a sua própria loja de tecidos e armarinho: a loja Velten, que se tornou um dos maiores estabelecimentos do gênero, do Caí e da região.
O gosto pela música veio da mãe, dona Celina Wasen. Esta sonhava em tocar piano desde moça, mas só depois que casou e que a loja familiar prosperou, teve condições de comprar um instrumento. Mas quem, na família, revelou vocação para a música foi a menina Leda. Aos onze anos, começou seu aprendizado musical com as professoras Adeli Nogueira e Lilian Möller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário