Os guaranis eram os índios que habitavam o Vale do Caí antes da colonização alemãA VIDA DOS INDÍGENAS NO RIO GRANDE DO SUL
Como se sabe, os indígenas foram os primitivos habitantes do território do RIO GRANDE DO SUL.
Os silvícolas, que viviam em MONTENEGRO e arredores, faziam incursões locais e iam até a região de São Leopoldo ou CAXIAS DO SUL, e vive-versa, onde atacavam as moradias dos IMIGRANTES ALEMÃES E ITALIANOS, para o que ficavam DE TOCAIA, à espreita aguardando pacientemente que os HOMENS saíssem de casa para o TRABALHO DE ROÇADOS ou plantações;
A PESQUISA
PESQUISA que fizemos, em muitas fontes, inclusive no magnífico LIVRO HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL, da Editora GLOBO e de autoria do HISTORIADOR ARTUR FERREIRO FILHO, levaram-nos a DESVENDAR um pouco, à parte menos DIVULGADA DA LITERATURA INDÍGENA: O modo de vida dos filhos da SELVA.
COMO VIVIAM OS INDÍGENAS DO SUL
A pesquisa abrange os usos e costumes dos SILVÍCOLAS localizadas no RS, notadamente nos ATUAIS VALES DO CAÍ E SINOS, - os TUPIS guaranis, os TAPES, os CAAGUAS, os arachás e os CARIJÓS, os CHARRUAS, os Minuanos, os Quenosas e os PATOS.
ORIGEM DO NOME ÍNDIO
Os habitantes do continente americano passaram a ser conhecido como ÍNDIOS, desde que os NAVEGANTES aqui chegaram passaram HAVER ATINGIDO A COSTA da ÍNDIA, daí temos denominado a REGIÃO DE ÍNDIAS OCIDENTAIS e índios os seus habitantes PRIMITIVOS.
OS GUARANIS
Além de GUARANI, ser o nome de uma TRIBO que habitava a REGIÃO DO ALYO URUGUAI. Era também a denominação GERAL PARA A LÍNGUA TUPI – GUARANÍS diferem profundamente dos DIALETOS TAPUIASA.
ALIMENTAÇÃO
Os nossos indígenas DESTRATAVAM O PESCADO AO FOGO, e fabricavam o PIRACUÍ, farinhas de PEIXE que os EUROPEUS, depois admiravam pela conservação PROLONGADA e pelo excelente VALOR NUTRITIVO.
AS FRUTAS DO MATO
Os ÍNDIOS faziam BEBIDAS SABOROSAS com que se EMBRIAGAVAM NAS FESTAS. Maceravam e, cozinhado AMÊNDOAS ESPECIAIS, obtinham o OUSSAI e o BACABÁ, bebidas deliciosas e PERFUMADAS.
O FOGO: O FOGO foi para os aborígines o melhor e MAIS EFICIENTE E MAIS ÚTIL DOS CONHECIMENTOS. E DELES souberam explorá-lo como nenhum OUTRO POVO PRIMITIVO. Empregavam-no NA CONSTRUÇÃO DE CANOAS, nas TABAS mantinham-nos PERMANENTEMENTE acesos e, quando tinham que dormir no MEIO DA MATA acomodavam-se EM TORNO DE GRANDES FOGUEIRAS abrigando-se do FRIO SULINO e defendendo-se das FERAS RÉPTEIS.
MOQUEM: NO MOQUEM (grelha de VARGAS) assavam as CAÇAS E OS PESCADOS. EMPREGAVAM A FUMAÇA PARA DESENTOCAR ANIMAIS ESCONDIDOS. Às florestas e às POVOAÇÕES. (FONTE: FUNAI – Zero Hora 6.1.2007 p.40).
Nenhum comentário:
Postar um comentário