domingo, 24 de outubro de 2010

1003 - Edifício Ely

O Edifício Ely foi construído pelo comerciante caiense Nicolau Ely, na década de 1920

Em Porto Alegre, junto à Estação Rodoviária e ao viaduto que leva ao Túnel da Conceição se encontra um belíssimo edifício mandado construir pelo caiense Nicolau Ely, que enriqueceu em Porto Alegre trabalhando no comércio. Mais informações sobre Nicolau Ely podem ser encontradas neste blog (use o buscador, "Nicolau Ely")
A Wikiédia refere-se a este prédio da seguinte forma:
"O Edifício Ely, atual Tumelero, é um prédio histórico brasileiro, localizado na cidade de Porto Alegre.
Localizado na rua Conceição nº 283, próximo à rodoviária, foi projetado e construído entre 1922 e 1923pelo arquiteto alemão-brasileiro Theodor Wiederspahn, para ser uma loja do comerciante Nicolau Ely. Este monumento de arquitetura é considerado patrimônio cultural e um ponto turístico da cidade.
Construído em alvenaria em estilo neo-renascentista alemão, possui cerca de oito mil metros quadrados, distribuídos em quatro andares, e 3.220 metros quadrados de fachada, decorada com abundância de janelas altas e estreitas com delicadas esquadrias, balaustradas, cúpulas, ornamentos, estatuária e grades em ferro forjado, destacando-se um belo frontão com volutas, sendo internamente simples e despojado.
Atualmente, abriga a loja centro do Tumelero, uma cadeia de lojas de materiais de construção. Apesar de estar bastante bem conservado, nos últimos anos o prédio tem sofrido com intervenções agressivas em sua fachada e entorno, com a construção de um viaduto a escassa distância, e a instalação de luminosos e banners da empresa proprietária."


Sobre o arquiteto Theodor Wiedersphan, a mesma Wikipedia relata:
Teodor Alexander Josef Wiederspahn, mais conhecido como Theo Wiederspahn, nasceu em Wiesbaden19 de feereiro de 1878 e morreu em Porto Alegre, em12 de novembro de 1952) foi um arquiteto alemão que executou muitas obras no Brasil.
Formou-se na Escola de Construção de Wiesbaden em 1894 e migrou para o Brasil em 1908, para trabalhar na Viação Férrea, o que acabou não acontecendo por problemas de contrato. Passou, então, a trabalhar como arquiteto no escritório de engenharia de Rudolf Ahrons, um porto-alegrense que havia se formado em Engenharia Civil na Escola Politécnica de Berlim, em 1903. Wiederspahn lá trabalhou até 1914, quando a firma foi fechada por causa da Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, ele fundou sua própria firma, que faliu em 1930, por causa da crise que assolou a economia mundial naquela época.
Abriu escritório na cidade de Novo Hamburgo (RS), onde foi responsável por algumas obras residenciais, e pela construção do prédio da Sociedade Frohsin (hoje Aliança).Em 1933, com a exigência do registro profissional, Theo foi rebaixado para a categoria de "construtor licenciado", passando então, a trabalhar para a Igreja Evangélica de Confissão Luterana, onde teve suas atividades novamente interrompidas durante a Segunda Guerra Mundial.
Theo teve tanta visibilidade e tanta fama que ainda hoje é lembrado como o maior arquiteto gaúcho de todos os tempos. Por isso, atraiu muita invejaciúme e despeito. Por ser de origem alemã, mesmo estando perfeitamente integrado à vida dos pampas, sofreu perseguições políticas durante a segunda guerra. Por causa do desgosto e muito ressentido pelo tratamento que recebera, acabou entrando em depressão.
Morreu com 73 anos, deixando sua marca e estilo em vários prédios e residências conhecidos e históricos de Porto Alegre, como: Correios e Telégrafos, hoje Memorial do Rio Grande do Sul; Secretaria da Fazenda; Prédio da Prefeitura de Cruz Alta-RSEdifício Ely, atual Tumelero; Cervejaria Bopp, depois Brahma; Hotel Majestic, atual Casa de Cultura Mário Quintana; Edifício Chaves; Prédio da antiga Previdência do Sul, e antigo Cine Guarany; Prédio João Paz Moreira; Central Telefônica Ganzo; Faculdade de Medicina da UFRGS; Bier e Ulmann; Moinho Chaves; Hospital Moinhos de Vento Museu Educativo Gama D'Eça
Possivelmente ele seja o autor também do traçado básico da atual Catedral Metropolitana de Porto Alegre. Segundo o relato de Günter Weimer, o desenho da Catedral se originou de um concurso, do qual participaram Theo Wiedersphan, Johan Ole Baade e Jesús Maria Corona. Corona foi o vencedor com um projeto para uma vasta catedral neogótica com cinconaves e torres de 72 m de altura, com uma cripta em estilo manuelino. Entretanto, o projeto encontrou críticas de todos os lados, especialmente da Escola de Engenharia, o que levou ao seu abandono. O fato de seu autor ter fama de anarquista também não ajudou. Os outros dois premiados, Wiederspahn e Baade, eram ambos protestantes, o que pode ter gerado resistências dentro da Igreja Católica. Assim, por razões várias, nenhum era aproveitável, e o Arcebispo remeteu os projetos para Roma e solicitou ao arquiteto da Cúria Romana,Giovanni Battista Giovenale, que procedesse a uma revisão, e por isso hoje o projeto usualmente é creditado a Giovenale. Mas Günter Weimer afirma o trabalho de Giovenale se limitou a uma revisão sumária, usando largamente o projeto apresentado por Wiederspahn, e entregando a maior parte do trabalho técnico para o tcheco Josef Hruby.



2 comentários:

  1. Renato,
    Excelente o teu blog. Sempre gostei de história, especialmente a relacionada a imigração alemã. Inaugurei no meu blog uma seção dedicada somente blogs que tratam do tema da emigração alemã no Brasil e inseri o seu ótimo blog como link. Também passei a seguir o seu blog e convido você a fazer o mesmo lá no nosso blog. Dê uma passada por lá e confira.
    Parabéns pela qualidade do teu trabalho.
    Abraço,
    Álvaro Link
    http://alvaroeadelaidemundoafora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como e bom descobrir a história de prédios de porto alegre eu não sou daqui mas me interesso por predioshistoricos

    ResponderExcluir