segunda-feira, 25 de outubro de 2010

1012 - Alceu Masson

Auto-retrato de Alceu Masson: além de escritor, ele era ótimo pintor e desenhista


Alceu Masson nasceu no dia 05 de outubro de 1899, filho de Eugênia Eggers e Leopoldo Masson. O pai foi exercer a profissão de dentista em Cachoeira do Sul, vindo os filhos nascerem nesta cidade.
Desde cedo revelou grande inteligência e espírito de iniciativa, e precocemente aprendeu a ler, indo estudar no Colégio Anchieta, Porto Alegre, onde ficou por seis anos. Apesar de não ter cursado faculdade, através de muita leitura, pesquisa e observação, tornou-se um de vasta profunda cultura.
Além do escritor, foi exímio pintor.
Por volta de 1920, o tio de Alceu, Dr. Alberto Barbosa era Intendente Municipal. Alceu veio passar férias e, gostando da cidade veio aqui morar.
Em São Sebastião do Caí, Alceu foi secretário de Alberto Barbosa na sua segunda gestão. Fixou-se como contabilista e professor de Francês, Português e Escrita Comercial.
No dia 04 de maio de 1929, casou-se com a jovem caiense Danila Zirbes.
Em 1940 foi publicada a história de São Sebastião do Caí, na “ Monografia de Alceu Masson”.
Faleceu em 29 de dezembro de 1964 no Hospital Sagrada Família aos 65 anos de idade. Em sua homenagem duas escolas levam o seu nome e recetemente a Administração Municipal adquiriu a sua residência, onde será implantado o Centro Educacional para os Alunos Caienses.
Texto extraído do site da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Caí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário