terça-feira, 26 de outubro de 2010

1014 - O grande maestro


Bandas como esta, (de Ipatinga, MG, em foto de 1967)
eram comuns no passado. Mas poucas tiveram 
o brilho da banda comandada 
pelo maestro Miguelino Silveira
ms p











O maestro Miguelino Elias Silveira nasceu no dia 2 de outubro de 1883, São Leopoldo. No ano de 1908 realizou seu enlace matrimonial com D. Maria Ordelina Cunha Xavier da Silveira.
Com este casamento nasceram doze filhos.
Foi mestre de Banda do Arsenal de Guerra em Porto Alegre. No ano de 1915 fixou residência em São Sebastião do Caí. Fundaram o grupo Musical Caiense, gravaram discos para Gramaphone na Casa Elétrica de prioridade da firma Leoneti LTDA. A maioria das músicas que foram gravadas eram de sua própria autoria. Relação de músicas que foram gravadas pelo grupo caiense e que são de autoria do maestro Miguelino. “Valsa Almerinda”, “Valsa Julieta”. Valsa Matilde”, “Dona Emilia”, “Sara Pico Mazurka”, “Havaneiras”, “Olha o Jeitão Dele”,”Quero o Chapéu dele e uma infinidade de marchas e dobrados. Alguns de estilo militar.
O maestro Miguelino realizou o seu sonho criando sua própria banda de música, juntamente com Leopoldo Jacobs, Léo Bender, Gildo da Silva, Hortêncio da Silva, Ronaldo Kich, Max Bender, Elmo Kich, Albano Bender, Taurina de Oliveira, Reinaldo Kich. Selírio Rosa, Luiz Eugênio Noschang, Bernardo Noschang, Pupi Richl, Olírio Noschang, Tuti da Silva e João da Silva Reis (Cantarola).
Em 15 de janeiro de 1937, o perfeito Michaelsen baixou a portaria número 14, encampando a Banda que a tornou Banda Municipal com uma subvenção mensal para a banda se manter.
O maestro Miguelino Elias da Silveira faleceu em 2 de fevereiro de 1952, deixando belas páginas na história musical de nosso município. Juntamente com mestre Miguelino desapareceu a banda que tanto abrilhantou os grandes acontecimentos de São Sebastião do Caí.
Texto extraído do site oficial da Prefeitura de São Sebastião do Caí

2 comentários:

  1. Sobre o comentário da Banda da Corporação Musical Santa Cecília de Ipatinga MG, regida pelo Maestro Edmor Moreno ou como era conhecido Maestro Cordão nunca foi municipal e sim criada pela Usiminas em 1963, data da foto para abrilhantar as cerimônias oficiais no distrito de Ipatinga que ainda não era emancipada.
    Conheço bem este fato pois sou diretora da Corporação Musical Santa Cecília há 20 anos e até hoje não consta que a Corporação tenha sido municipalizada, a banda Municipal criada em 1996 chama-se Banda TOM (Tenente Oswaldo Machado) que foi o último regente da banda Mirim da CMSC,o atual regente Wellington Vieira musicista formado pela CMSC e mais tarde trabalhou na Escola de Música Municipal TOM, é professor de sopro dos mais renomados da região do Vale do Aço.

    ResponderExcluir
  2. NESTA FOTO SE Ñ ME ENGANO O MAESTRO É MEU AVÔ : MANOEL ABRAHÃO..ESTÁ TB MEU PAI : MANOEL FERREIRA ABRAHÃO NA FOTO ;)

    ResponderExcluir