Além de ser o municipio mais rico da região, Tupandi é também o que mais cresce
Entre os municípios que colhem bons resultados com a produção de aves e suínos estão Salvador, Harmonia, Pareci Novo, Maratá, São José do Sul e São Vendelino. E Hortêncio, que começou a desenvolver a avicultura há poucos anos, começa a colher os resultados desta iniciativa.
Chega a ser chocante o fato do pequeno município de Tupandi haver superado o Caí, no retorno de ICMS. Caí tem população 4,5 vezes superior à de Tupandi, forte comércio e indústrias tradicionais, como a centenária Oderich.
A diferença entre os dois municípios está, certamente, na falta de uma adequada e bem executada estratégia de desenvolvimento, como a que foi aplicada em Tupandi.
Outros exemplos de bom aproveitamento da mesma estratégia (baseada nos aviários e pocilgas) são Harmonia e São José do Sul. Harmonia, por exemplo, tem retorno de ICMS pouco inferior ao de Feliz, cuja população é três a quatro vezes superior.
Outros exemplos são São José do Sul, que supera Capela de Santana, cuja população é quase seis vezes superior e São Vendelino, cujo retorno é muito superior ao de Vale Real, que tem mais que o dobro de população.
Municípios como o Caí, Feliz, Capela e Vale Real precisam pensar no seu desenvolvimento de forma estratégica. O que não é difícil. Basta seguir os bons exemplos que existem na própria região.
Uma conclusão óbvia é a da vantagem que existe no incentivo à produção de aves e suínos em integração com grandes empresas. Esta tem sido a mais eficiente forma de promover o desenvolvimento na região. É preciso esquecer a velha idéia de que a atração de indústrias seja o melhor forma de fazer um município prosperar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário