Depois da superenchente de 22 de julho, veio outra grande, em 9 de agosto |
Tem-se notícia de uma grande enchente ocorrida no ano de 1878, chamada de Enchente do Barro Vermelho, que pode ter sido até maior do que a do mês passado. Mas ao longo de todo o século XX não havia ocorrido enchentes tão altas como a do ano 2.000. E depois disto ocorreram mais duas superenchentes: uma em 2007 e a do último dia 22 de julho.
E, para confirmar ainda mais esta constatação ocorreu ontem, passados apenas duas semanas, mais uma enchente de grandes proporções.
Entre o ano 2.000 e o momento atual, várias grandes enchentes ocorreram e, com mais o que está sendo observado neste ano, já se pode dizer que está estabelecida uma tendência:
As enchentes estão sendo maiores e mais freqüentes.
Existem especialistas no assunto, inclusive no Rio Grande do Sul e está na hora de convocá-los para a realização de um estudo visando orientar a tomada de providências a respeito do assunto.
A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) é um órgão do governo estadual que conta com um departamento de hidrologia que pode dar alguma orientação sobre o assunto.
A partir do que algumas providências poderão ser tomadas no sentido de evitar a ocorrência de novas grandes enchentes.
A publicidade intensa que os órgãos da imprensa estadual e nacional têm dado ao problema garantem que não será difícil conseguir recursos governamentais para a solução ou, ao menos, a diminuição do problema.
Matéria publicada no jornal Fato Novo, no dia 10 de agosto de 2011
Solução???? Desassorear/aprofundar e plantar matas cilíares em todos os rios ligado ao Caí. Os Caienses sairem de perto do rio, é uma. Naturalmente hoje sem solução. A cidade tem baixa altitude, temos ligação com o estuário do Guaíba.
ResponderExcluir