quarta-feira, 21 de setembro de 2011

1239 - Enem mostra que colégios da região estão acima da média


O Colégio Sinodal, de Montenegro, tem nível de primeiro mundo
O Enem é uma prova realizada nas principais escolas de ensino médio do país inteiro. Ela serve para medir o grau de conhecimento dos alunos. A média obtida pelos alunos de uma determinada escola é um indicativo da qualidade do ensino ali proporcionado.
O último exame do Enen, cujos resultados foram divulgados nesta semana, apontou o Colégio Sinodal, de Montenegro, como a melhor escola de ensino médio da região.
Além dos alunos deste colégio haverem obtido a nota mais elevada, 6,28, foi também a única escola em que todos os alunos se submeteram à prova. O que é muito significativo, pois  nos casos em que apenas uma parcela dos alunos fazem o teste, é muito provável que estes sejam os alunos mais esforçados, interessados e com maior confiança nas suas condições. Os demais, se também participassem da prova, provavelmente baixariam a média da escola.
Pelo mesmo motivo, pode ser destacada a escola Bernardo Petry, uma escola pública, que obteve boa nota, também com a participação de todos os alunos. 
As escolas São José, de Montenegro, e Felipe Camarão, do Caí também se destacaram pelas boas médias, mas com a ressalva de que nem todos os seus alunos participaram da prova.
Note-se que os colégios Sinodal e São José são da rede privada, enquanto as escolas Bernardo Petry e Felipe Camarão, da rede pública.
Muitas das escolas de nível médio da região, principalmente aquelas que funcionam nos municípios emancipados mais recentente, são escolas ainda novas, que têm muito para evoluir.
Apenas duas escolas da região destacaram-se entre as 150 mehores do estado: a Sinodal e a São José, ambas de Montenegro.
Na tabela anexa, grafamos em negrito as médias acima da média do estado.
Chama a atenção o fato de que escolas estaduais situadas em pequenas cidades, como a Assunção, de Alto Feliz, conseguem educar melhor os seus alunos do que as escolas estaduais de Montenegro. É notável que cidades tão pequenas como São Vendelino e Linha Nova, ambos com menos de dois mil habitantes, contem com escolas de ensino médio funcionando de modo regular e com qualidade bem superior à média nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário