O ciclismo foi uma das modalidades disputadas na Olimpíada Caiense |
Esta foi a maior vitória desta competição que movimentou a cidade inteira e fez crescer o interesse pelo esporte em milhares de pessoas.
O esporte é saudável, tanto para o corpo como a mente. Exercita a organização, o trabalho em equipe, a liderança. Ele desenvolve nas pessoas a capacidade de viver em comunidade.
Por isso é tão importante que a Olimpíada tenha voltado a acontecer, depois de cinco anos de interrupção. E é mais importante ainda que ela continue nos próximos anos.
E tudo indica que ela voltará a acontecer, pois as pessoas que participaram do evento gostaram muito e querem a sua continuação.
Alguns líderes de equipe querem, até, que a Olimpíada passe a ocorrer todos os anos. Outros preferem que seja de dois em dois anos.
O melhor é que líderes e atletas estão mostrando interesse em manter a prática do esporte no intervalo entre uma olimpíada e outra, com treinamentos e competições. A equipe que conseguir fazer isso, certamente, irá para a próxima Olimpíada com muito mais chances de vitória.
Ganhar a Olimpíada é muito importante. Isso contribui para a integração da comunidade e para que se desenvolva a sua confiança na capacidade de vencer os problemas da comunidade. Mas, para vencer, é preciso competir. E, por isso, o princípio de tudo é que haja competição, pois ela estimula as pessoas ao esforço pessoal e coletivo. Quem participa de uma olimpíada, aprende muito.
Alex Tonato, o Keko, que é líder da equipe Branca, está muito motivado a dar continuidade à prática dos esportes olímpicos no seu bairro. Ele é a favor de fazer a Olimpíada de dois em dois anos. Mas, no tempo entre uma olimpíada e outra, sua equipe pretende realizar uma miniolimpíada só com os atletas do bairro Navegantes, com competições de todos os esportes olímpicos. Ele também é a favor de que a prefeitura organize eventos de cada esporte olímpico (ciclismo, rústica, atletismo etc) no período que intermedeia uma olimpíada e outra.
Desta forma as pessoas serão estimuladas à prática do esporte durante o ano todo e os resultados nas olimpíadas serão muito melhores.
Ela lamenta que a equipe verde não teve mais tempo para se preparar. Mas, mesmo no improviso, os resultados foram muito estimulantes. Tanto que ela gostaria que a próxima olimpíada acontecesse já no ano que vem.
Cynthia se diz “supermotivada” e já planeja a realização de treinos e competições internas para deixar a equipe muito melhor preparada para a próxima olimpíada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário