quinta-feira, 24 de novembro de 2011

1260 - Rio Caí: nascentes e curso superior

No planalto, região nordeste do Rio Grande do Sul,  diversos arroios unem suas águas para formar o rio Santa Cruz


Ainda no planalto,  o rio vai ganhando volume ao poucos,
Ainda com o nome de Santa Cruz, o rio abastece a Barragem do Salto, que desvia parte das suas águas para o rio dos Sinos  e movimenta as turbinas de uma hidroelétrica
Na turística região da Serra Gaúcha, o rio Caí ganha seu nome mais conhecido e corre num vale profundo, entre montanhas
Passando entre os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, o Caí já apresenta considerável volume d'água, alimentado por dezenas de afluntes, inclusive o famoso arroio Caracol.
Junto à cidade de Vale Real, existe uma pitoresca ponte baixa, construída pelos colonos, na década de 1950
O rio Caí nasce no município de São Francisco de Paula, na serra próxima ao litoral norte do Rio Grande do Sul.  Vários arroios do município de São Francisco de Paula se juntam para formar o rio que, no seu curso superior, tem o nome de Santa Cruz. Ainda com este nome, ele tem o seu fluxo normal obstruído pela Barragem do Salto. Adiante, já no município de Canela, o rio passa a ser conhecido pelo nome de Caí. O arroio Caracol, com sua espetacular cascata, é um dos muitos afluentes do rio.
Adiante de Canela, o rio Caí tem, na sua margem direita, o município de Caxias do Sul e, na margem esquerda, os de Gramado e Nova Petrópolis. A ponte sobre a BR-116, construída por volta de 1950, é a primeira grande ponte sobre o rio Caí e uma das mais antigas.
Mais adiante, o Cadeia passa pelos municípios de Vale Real e Feliz. Em Vale Real, junto à cidade sede municipal. o rio pode ser atravessado por uma pitoresca ponte baixa.
Na cidade de Feliz existem duas pontes, sendo uma de ferro, construída em 1900. Depois disto, o rio passa por Bom Princípio que, à exemplo de Feliz tem territórios nas duas margens do rio.
Depois disto, o rio banha os municípios de, Harmonia, Pareci Novo, Montenegro e Triunfo, na sua margem direita, e Caí, na margem esquerda. Na margem direita, ele passa a banhar os municípios de São Sebastião do Cai, Capela de Santana e Nova Santa Rita.

As fotos que ilustram esta postagem foram batidas no ano de 1990. Os garotos que aparecem numa das fotos são Daniel e Fábio Fuchs Klein.

11 comentários:

  1. boa tarde pessoal, a minha vó veio para Porto Alegre, de Montenegro. De uma localidade referida por ela de "A Garibaldi". O sobrenome dela é Machado. Eu queria saber se vocês têm instruções de como chegar no que ela chama de "Pesqueiro" em Montenegro, onde teria uma das nascentes do Rio Caí. Se tiverem fotos também, desse local. Minha intenção é leva-la para visitar o local de sua infância. Espero poder contar com a colaboração de vocês, grande abraço

    Juliano M. Fraga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconselho a visitar o pesque e pague Gabardo, também localizado na localidade do pesqueiro

      Excluir
  2. Oi, Juliano! Vindo de Porto Alegre pela BR 386, quando chegares no Paradouro 22 (um restaurante) verás que tem uma estradinha bem ao lado, de chão batido. Ali é Porto Garibaldi. No outro lado da faixa também. Entrando nessa estradinha de chão vais passar pelo Pesqueiro. Acredito que uns três ou quatro quilômetros dali.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. O rio Cai é ou foi navegavel de Porto Alegre até montenegro???

    ResponderExcluir