segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

1272 - José Finkler: o bom professor

Primeiro professor da Escola Municipal Santo Inácio, o professor Finkler 
emprestou dinheiro para a prefeitura construir  a escola

A comunidade do Pareci Velho precisava de um novo prédio escolar. O que havia era muito velho e pequeno. Ainda mais que lecionava ali um bom professor, que dava aulas até o quinto ano do curso primário. Coisa rara em escolas do interior naquela época. Por isso, a escolinha tinha muitos alunos: 60 a 70, vindos até das localidades vizinhas.
Isso aconteceu no ano de 1952 e o prefeito da época era o doutor Orestes José Lucas. Ele se dispôs a comprar o terreno para a construção do novo prédio. Mas, na hora de efetuar a compra, a prefeitura estava sem dinheiro nenhum. O Doutor Orestes disse que teriam de adiar o projeto, mas então o bom professor se dispôs a emprestar o dinheiro necessário. O Doutor Orestes aceitou a proposta e a escola Santo Inácio ganhou o novo prédio.
O bom professor se chamava José Finkler. Nascido no Vale Real, ele começou sua atividade de professor no colégio das irmãs, no Pareci Novo. Depois assumiu a velha escolinha, que tornou-se estadual.
O professor Finkler, hoje com 88 anos, reside atualmente no Caí. Depois de lecionar por vários anos no Pareci, ele foi nomeado supervisor escolar. Uma espécie de fiscal que visitava todas as escolas estaduais de uma grande região, para conferir o seu bom funcionamento.
Ele formou-se em Geografia e fez, inclusive, curso de pós-graduação. Já aposentado, ele atuou ainda como professor da Escola Técnica de Contabilidade Alceu Masson, que funcionou no Caí nas últimas décadas do século XX.
A escola Santo Inácio hoje é municipal e, na semana passada, ganhou um novo pavilhão coberto. Na solenidade de inauguração o professor Finkler recebeu justa homenagem.

2 comentários:

  1. Pessoas comprometidas com o futuro, através da educação de boa qualidade.
    São raras...
    Eis aqui uma delas, merece nossas homenagens e nossa admiração mais profunda!
    Obrigada Professor Finkler!

    ResponderExcluir
  2. O Pai e a família agradecem o reconhecimento!! Grande Abraço! !

    ResponderExcluir