quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

1275 - São José do Hortêncio abre novos caminhos para o progresso

Em 2010, finalmente, Hortêncio conseguiu sua ligação por asfalto para o resto do mundo
(foto da ponte sobre o arroio Cadeia, batida pouco antes da conclusão da obra)
São José do Hortêncio é foi uma localidade de grande tradição e importância na história para a colonização alemã no Rio Grande do Sul e para a povoação do Vale do Caí.
Depois de São Leopoldo, que recebeu os primeiros imigrantes alemães, em 1824, São José do Hortêncio foi uma das primeiras localidades ocupadas pelas famílias de colonos vindos da Alemanha. O que aconteceu pelo ano de 1827.
Numa área vizinha à fazenda de Hortêncio Leite, o governo imperial brasileiro, abriu uma picada no meio do mato fechado, demarcou lotes à direita e à esquerda da picada e os doou aos pioneiros. O começo de vida para aqueles colonos era extremamente precário para aqueles pioneiros germânicos. O apoio do governo era pouco e os colonos muito ficaram gratos àquele fazendeiro luso chamado Hortêncio, que lhes prestou muitos favores. Tanto que a localidade que foi surgindo passou a chamar-se São José do Hortêncio.
Não havia estrada. Apenas a picada, tão estreita que por ela não passava uma carroça.
Outra dificuldade era o arroio, que quando enchia, criava enorme dificuldade na comunicação dos colonos com São Leopoldo, onde havia médico, armazém, polícia e outros recursos tão necessários àquelas famílias que se instalavam no meio do mato.
Não havia ponte nem barca e os colonos não conseguiam atravessar o arroio para se dirigir a São Leopoldo. Por isso   ele ganhou o nome de Cadeia.
Com o tempo as coisas foram melhorando. Em trinta anos a localidade já contava com uma igreja e com a muito sonhada ponte, que tornou o acesso a São Leopoldo (e ao mundo) garantido.
São Leopoldo ficava ao sul. Ao norte, só havia mato. Aos poucos, no entanto, novas colônias foram sendo criadas, como a Linha Nova, a de Picada Cará (conhecida na época como Tabacksthal), a de Feliz, as de Bom Princípio e Nova Petrópolis. Os filhos pequenos, trazidos pelos primeiros imigrantes, cresceram, casaram e precisaram de terras suas para cultivar. Com a ajuda dos pais, eles compravam terras nestas novas localidades e lá iam construir as suas vidas.
Para todas essas colônias novas, o caminho até São Leopoldo passava por Hortêncio, o que fez a localidade tornar-se um importante polo comercial. Ali começou a nascer a imensa fortuna das famílias Trein e Mentz, que tiveram enorme importância para a economia gaúcha até meados do século XX.
Mas depois surgiu a navegação pelo rio Caí e as novas estradas da região passaram a ser construídas em direção ao porto de São Sebastião do Caí. Com isso a população de Hortêncio viu o Caí prosperar rapidamente, enquanto que ela empobrecia e perdia importância.
No meio do século passado os barcos foram substituídos pelos caminhões e foram construídas estradas modernas, muito melhores que as antigas picadas pelas quais nem carroça podia passar.
Nas décadas de 1950 e 1960 o asfalto passou pela região, ligando Porto Alegre a Caxias do Sul. Dois caminhos foram abertos e asfaltados: um deles a BR-116, que passou por Nova Petrópolis, outro a RS-122, que passou pelo Caí. E Hortêncio ficou à margem desses caminhos, permanecendo esquecido por muitas décadas.  E o Hortêncio outrora próspero foi empobrecendo terrivelmente.
Com a emancipação, em 1988, e administrações municipais competentes (entre as melhores do Brasil), Hortêncio conseguiu progredir, apesar da sua condição de marginal e esquecido. Mas ainda faltava realizar o sonho de terminar com a cadeia do isolamento, da distância, dos caminhos de terra que, ao invés de aproximar, afastavam o município dos caminhos pelos quais passava o progresso.
Em 2010, finalmente, Hortêncio conseguiu realizar o seu sonho. Ou seria melhor dizer que conseguiu superar o seu pesadelo?
Neste ano foi construída a primeira ligação à sede municipal por asfalto. Ligando Hortêncio a Presidente Lucena, a estrada construída pelo governo estadual (governadora Yeda Crusius) possibilitou o acesso garantido e confortável até Ivoti e Novo Hamburgo.
E o ano de 2012 se abre com excelentes expectativas. Foi iniciada a obra de asfaltamento da estrada que liga Hortêncio ao Caí. Obra, do governo estadual (do governador Tarso Genro) com conclusão prometida para este mesmo ano de 2012 e que se destina a completar uma importantíssima ligação entre os vales do Sinos e do Caí.
Hortêncio, assim, supera o enorme problema que vem prejudicando o seu desenvolvimento há tanto tempo. E só conseguiu isso graças ao empenho e à competência política dos seus administradores e líderes. 
O município volta a estar junto ao fluxo das riquezas, como estava há 150 anos atrás. Agora, tal como aconteceu então, muitas oportunidades surgirão e muito mais riqueza poderá ser gerada. E Hortêncio poderá voltar um papel importante na história, assim como teve naqueles anos gloriosos e difíceis da fase inicial de colonização.

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