quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

1298 - Lotário Vier comanda grandes investimentos no CEASA

Na  presidência da CEASA, o harmoniense Lotário Vier tem grandes projetos para a entidade
A CEASA é um gigante incrustrado dentro da cidade de Porto Alegre. Com 42 hectares de área e situado ao lado do aeroporto Salgado Filho, a Central de Abastecimento foi implantada em 1973 e, desde então, vem prestando serviço fundamental para o abastecimento de alimentos na Grande Porto Alegre e no estado.
Desde janeiro do ano passado a CEASA RS é presidida pelo harmoniense Lotário Vier. Filho de agricultores, atualmente com 55 anos de idade, ele trabalhou na roça e, por sete anos, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Harmonia. Foi também vereador no seu município e projetou-se na política como defensor da classe de trabalhadores agrícolas. Originário do PT, lotário pertence hoje aos quadros do PSB.
Lotário tem a missão de modernizar a Central de Abastecimento, que precisa de reformas e ampliações nos seus prédios, que totalizam 85 mil metros quadrados de área construída.
Para isso já conseguiu a destinação de 12 milhões de reais em recursos do tesouro do estado e empréstimo do BNDES. Com isso serão realizadas obras de reforma nos prédios, reforma dos encanamentos de esgoto e recapeamento das vias internas asfaltadas. Será construído um novo galpão para comercializar produtos da agricultura familiar.
O Vale do Caí, apesar de pequeno, é responsável por 5 % do fornecimento de alimentos para a Central. No Rio Grande do Sul, perde apenas a região da Serra e grande parte dos produtos comercializados na CEASA vêm de outros estados.
O fluxo de pessoas trabalhando na CEASA chega a 30 mil em um só dia. Ali estão estabelecidas 400 empresas e 3.300 produtores rurais estão cadatrados como fornecedores.
A CEASA está muito desaparelhada e conta com apenas 33 funcionários para a administração do complexo. Usa muitos serviços terceirizados.
Lotário acredita que o desenvolvimento da produção de hortifrutigranjeiros passa pela criação de novas cooperativas de produtores, como a bem sucedida Ecocitrus, de Montenegro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário