sábado, 5 de maio de 2012

1377 - Vinda da JBS é uma grande notícia para a região

Foto da Notícia
JBS vem para trazer progresso à região

A Frangosul, inicialmente, depois a Doux, tiveram enorme influência no desenvolvimento de Montenegro e da região. Numa época em que indústrias de calçado fechavam, essas empresas foram providenciais ao gerar milhares de empregos diretos e indiretos.


A Doux foi, também, a maior geradora do retorno de impostos para o município de Montenegro, ajudando a prefeitura no custeio da educação e da saúde para a população.


Montenegro deve muito a essas empresas. Mas, mesmo assim, não foi este o município que mais se beneficiou. Mais proveito ainda tiveram municípios como Tupandi, Harmonia, Maratá, São José do Sul e Pareci Novo, que incentivaram a implantação dos aviários que abasteciam a grande empresa montenegrina.


PROGRESSO PARA TODA A REGIÃO
O município de Tupandi é o grande exemplo. Graças à produção de seus mais de 500 aviários e pocilgas (na sua maior parte integrados à Doux) a sua prefeitura tem um retorno de impostos que, levando-se em conta o tamanho e população dos dois municípios, é muitíssimo maior que o de Montenegro.


A Frangosul, desenvolvendo na região o sistema de integração, proporcionou um enorme desenvolvimento ao Vale do Caí. Oportunidade muito bem aproveitada por administrações municipais que apostaram na avicultura e suinocultura, dando incentivo forte aos produtores.


Graças a isso, vários municípios da região têm hoje renda que os aproxima dos municípios de primeiro mundo. E os indicadores de desenvolvimento humano comprovam isso, mostrando que estão no Vale do Caí vários dos municípios mais desenvolvidos do país.


A ESPERANÇA
Mas as notícias são boas. As negociações avançam e, ao que parece, estão sendo criadas as condições para que as dívidas sejam pagas, os empregos sejam mantidos, as prefeituras continuem a reforçar os seus cofres com o retorno de impostos gerado pela empresa e seus fornecedores locais.


O anúncio feito ontem representa uma grande esperança de que a antiga Frangosul e atual Doux, sob outro comando e com nova denominação, continue impulsionando o desenvolvimento de Montenegro e de toda a região.


NOVO IMPULSO
Mais que isso. Livre dos problemas financeiros que prejudicavam a empresa, impedindo que ela investisse em aprimoramento tecnológico e intensificação das suas atividades, o novo grupo controlador poderá dar  impulso ainda mais vigoroso à economia da região.


Sabemos, por exemplo, que empresas similares, em estados como o Paraná e São Paulo, têm incentivado a implantação de biodigestores nas propriedades rurais dedicadas à suinocultura. Com isso elas geram energia elétrica que supre as necessidades da propriedade e da família e ainda gera um excedente que é vendido para a empresa distribuidora de energia elétrica e aumenta a renda famíliar.


TECNOLOGIA
O exemplo acima nos mostra a grande vantagem oferecida por boas empresas integradoras. Elas trazem para a região novas tecnologias e as transmitem aos produtores a ela integrados. Com a Frangosul, os produtores rurais do Vale do Caí aprenderam a criar porcos e aves com alta tecnologia e produtividade, usando recursos e técnicas nunca antes imaginados.


A Frangosul e a Doux impulsionaram o desenvolvimento da região na medida em que transformaram em modernos empresários agrícolas os aqueles que, antes, praticavam uma rudimentar agricultura de subsistência.


Infelizmente, por uma fatalidade financeira, a Doux ficou impossibilitada de continuar com a sua missão modernizadora. 


Torcemos todos para que os novos controladores da empresa possam retomar o caminho interrompido e até acelerar o passo, contribuindo para que o Vale do Caí continue se desenvolvendo cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário