domingo, 13 de maio de 2012

1381 - Bom Princípio, a terra do empreendedorismo


As principais estradas do interior foram asfaltadas e, nesta área na localidade de Arroio das Pedras, a prefeitura está implantando um núcleo empresarial

Quando Bom Princípio se emancipou, no ano de 1982, era um modesto distrito caiense. A rigor, nem teria condições de constituir um município. Pela lei, a localidade não dispunha de população e renda suficiente para se manter como um município independente. Por isso, a comissão emancipadora incluiu no projeto os territórios de Tupandi, São Vendelino e até mesmo a localidade caiense da Vigia.
A atual cidade de Bom Princípio era, na época, um simples vilarejo, com pouquíssimas ruas pavimentadas e bem poucos moradores.
Hoje, 30 anos passados, a realidade do município é muito diferente. O que era vilarejo tornou-se uma cidade pujante, com grandes edifícios, comércio intenso e ruas movimentadas.
No interior, a maioria das estradas já foram asfaltadas e é grande a estrutura de escolas, postos de saúde e até de uma Unidade de Pronto Atendimento especializada em traumatologia.
As boas administrações municipais colaboraram muito para isso, especialmente pelo incentivo que deram ao empreendedorismo. Hoje, existem no município nada menos que 605 empresas registradas. Um número muito elevado, considerando-se que a população de Bom Princípio é de 12 mil habitantes. Portanto, para cada 20 habitantes do município existe uma empresa.
É um número extraordinário e que cresce constantemente. No dia 1° de janeiro de 2009,  existiam apenas 340 empresas no município. De lá para cá, em pouco mais de dois anos, a quantidade de empresas quase dobrou. Em pouco mais de dois anos, portanto, a quantidade de empresas quase dobrou. Não se conhece os números a esse respeito, mas é provável que esta seja uma situação única no país. Ou, pelo menos, muito rara.
Dá para dizer que uma parcela significativa da população principiense é constituída por empresários e suas famílias. E isso pode ser facilmente percebido pelo nível das residências e dos veículos que são vistos na cidade e, mesmo, no interior do município. E a grande quantidade de empresas resulta em que a riqueza não estaja tão concentrada. Em Bom Princípio quase não existem famílias pobres e todos são iguais. Ou, pelo menos, mais próximos do que em outros municípios brasileiros.
No vizinho município de Tupandi ocorreu um fenômeno de desenvolvimento que teve, como principal fundamento, a implantação de aviários e pocilgas. Isso ocorreu graças a um esforço planejado e executado pela prefeitura municípal  há mais de 15 anos e que deu enorme resultado.
Percebe-se agora que o mesmo aconteceu em Bom Princípio.
A vocação empreendedora já existia em Bom Princípio mesmo antes da emancipação. O distrito caiense já se destacava então por empresas como a INCAVAS, a Backes & Schmitz e a Cerâmica Vogel, entre outras. O que foi fruto, talvez da boa educação exixtente na localidade, onde funcionou um colégio de irmãos maristas.
Quando ocorreu a emancipação, os empreendedores locais passaram a ter melhor apoio da prefeitura o que favoreceu o surgimento de novas empresas e o crescimento de muitas das já existentes.
Bons prefeitos, inclusive Hilário Junges (que foi o primeiro prefeito de Bom Princípio e depois comandou o processo de desenvolvimento de Tupandi), souberam apoiar os empreendimentos particulares e, com isso, geraram progresso para o município.
Mas foi só no final da década de 90, no primeiro governo do prefeito Nestor Seibel, que o incentivo ao empreendedorismo se transformou em política de governo. Fato que já foi destacado no livro Bom Princípio, uma colônia exemplar, um modelo de município. O que pode ser constatado no trecho deste livro que reproduzimos nesta edição com o título “Empreendedorismo foi plano de governo”.
Os números comprovam o sucesso desta iniciativa do governo municípal que se constiuiu, na verdade, num legítimo plano estratégico de desenvolvimento. Tal como aconteceu em Tupandi, com a implantação de aviários e pocilgas.


O incentivo ao empreendedorismo é um programa de governo desde a administração anterior do prefeito Nestor Seibel, conforme ficou registrado no livro "Bom Princípio: uma colônia exemplar, um modelo de município".


Ver postagem 519 desse blog.

Um comentário:

  1. Renato seu blog é incrível, tem informações valiosíssimas para interessados na história do vale do cai! Parabéns

    ResponderExcluir