quarta-feira, 1 de agosto de 2012

1456 - Pareci Novo: novo milagre acontece no Vale do Caí

O ano de 2011 foi bom para todo o Vale do Caí, mas nenhum outro município teve sucesso comparável ao de Pareci Novo
Tupandi, como todo mundo sabe, é um caso milagroso de desenvolvimento econômico. Um orgulho para o Vale do Caí e um exemplo para o mundo.
Além da administração enxuta e pouco dispendiosa (sobrando dinheiro para investimentos), o grande segredo do sucesso do município foi o forte incentivo dado pela administração municipal à implantação de aviários e pocilgas. Atividade de alta tecnologia e rentabilidade. Tupandi, que é um município pequeno. Tem mais de 500 aviários e pocilgas. Nos últimos anos, o extraordinário crescimento da fábrica Kappesberg também ajudou a alavancar o crescimento no valor da produção no município (valor adicionado).
Para se ter uma idéia, no ano de 2010, o valor da produção no município de Tupandi superou o do Caí, apesar do Caí ser cinco vezes mais populoso. Isso quer dizer que as pessoas em Tupandi, em média, eram cinco vezes mais ricas do que os caienses. Mas o Caí parece ter iniciado uma reação. No ano de 2001, o crescimento do Caí em relação ao ano anterior foi maior que o de Tupandi.
Nas últimas décadas, nenhum município da região teve crescimento comparável ao de Tupandi. Mas, nos últimos anos, o municipio de Pareci Novo tem progredido muito. Também graças à implantação de aviários. De 2007 a 2011 (quatro anos), o valor adicionado do município triplicou.
O mais impressionante foi o  crescimento ocorrido no ano de 2011, que chegou a 60,81%.
Segundo o prefeito Oregino Francisco, a razão desse sucesso espetacular se deveu aos investimentos feitos na implantação de aviários e pocilgas.
Crescimento do Pareci superou em muito o de Tupandi, que foi de 22,74 %. Que, mesmo assim, foi um crescimento excelente.
O crescimento do Pareci Novo foi o maior já registrado no Vale do Caí em um único ano.
O Vale do Cai como um todo teve um ótimo crescimento: 18,01 % e o município do Caí também foi muito bem, com crescimento de 29,6 %.
Além do Pareci, Caí e Tupandi, outros municípios se destacaram pelo seu crescimento econômico em 2011. Especialmente São Vendelino (42,19 %), São José do Hortêncio (39,26 %), Vale Real (38,57 %), Capela (35,84 %) e Harmonia (30,97 %) e Barão (26,54 %). Portão (0,07 %) e Bom Princípio (2,62 %) foram os municípios do Vale do Caí que tiveram menor crescimento.
Esses resultados excelentes se tornam mais admiráveis quando se considera que o ano não está sendo bom para a economia mundial. No Brasil a previsão é de que o crescimento seja de 2% ou pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário