sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

1692 - Distritos de Montenegro em 1920: Maratá

Antes da construção da ferrovia ligando Montenegro a Caxias, 
o núcleo urbano de Maratá era praticamente inexistente

Foi a estação ferroviária construída no quilômetro 21 da ferrovia Montenegro - Caxias que impulsionou o progresso da vila que, em 1920, já contava com duas igrejas. Embora o Maratá tenha sido colonizado a partir de 1860, foi só depois da construção da  estrada de ferro, por volta de 1910, que a vila ganhou desenvolvimento mais notável. A estação era a segunda encontrada por quem ia de Montenegro a Caxias. Antes havia a de Victória e depois a de Esperança. A freguezia de Maratá foi criada em 1887 sob o orago de São Pedro Apóstolo.

Dados extraídos do Dicionario Geografico Historico e Estatistico do Estado 
do Rio Grande do Sul, de Octavio Augusto de Faria, edição II, da Livraria 
do Globo, Porto Alegre e Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário