![]() |
A escola evangélica iniciou suas atividades em 1881, num prédio pequeno |
![]() |
Com o tempo, foi ampliada...
|
![]() |
...e, por fim, teve o seu telhado reconstruído
|
Houve um tempo, antes da formação da vila do Monte Negro, em que as famílias locais que tinham melhor situação financeira mandavam seus filhos estudar na única escola existente nas redondezas, situada em Capela de Santana. Isso aconteceu nas décadas de 1860 d 1870, segundo relata o historiador Antônio Carlos Fernandes Rosa em História de Montenegro (Montenegro de Ontem e de Hoje, volume 1):
"Em Capela de Santana, nos anos 1760 e 1770, mais ou menos, houve um professor licenciado, Cristóvão Leite, provavelmente descendente do pioneiro, José Leite de Oliveira, o qual ensinou muitos filhos de pessoas esclarecidas da região de Montenegro, que o contratavam para isso. Cristóvão Leite era eficiente como professor do curso primário, mas de acordo com as normas do ensino daquela época, era severíssimo na disciplina que impunha e no trato com os seus discípulos, ao ponto destes terem dele verdadeiro pavor. Muitas moças e moços foram mandados para Capela, a fim de receberem ensinamentos do único professor existente na região do Caí: as moças iam somente quando tinham lá parentes em cujas casas podiam parar.Um tio avô do autor desse trabalho (Antônio C. F. Rosa) contava que Cristóvão Leite era tão temido e detestado pelos alunos que, certo dia, quando eles se dirigiam para a aula, como faziam normalmente, e tiveram conhecimento que seu professor havia falecido na véspera, vibraram de satisfação de bendisseram os fados que os livraram do temido mestre
A primeira escola de Montenegro foi implantada pelo governo da província, em 1872.
A segunda foi a da comunidade luterana, criada em 1881 pelos imigrantes vindos da Alemanha e migrantes de origem alemã vindos de São José do Hortêncio e outras colônias dos vales do Sinos e Cai.
A escola evangélica de Montenegro foi a primeira escola particular implantada na cidade, em 1881.
Antes dissso, provavelmente, os jovens recebiam aulas - mesmo que precárias - num outro local. Talvez na igreja ou na casa do professor. Os pastores, geralmente, também ensinavam as crianças e administravam a escola.
Um pastor que se destacou por isso foi Bruno Stysinski. Ele foi padre católico mas, em 1895, deixou a igreja católica e tornou-se pastor evangélico em 1896. Chegou em Montenegro no ano de 1910 e exerceu liderança muito positiva na comunidade. Iniciou a construção da Casa Paroquial e, em 13 de novembro de 1911 fundou a OASE, Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (que mais tarde criou e administrou o Hospital Montenegro). Ele aposentou-se em 1927 e faleceu em 1930, sendo enterrado em Montenegro. Foi pastor da comunidade de Montenegro por 17 anos e se dedicou muito à Escola Evangélica. Razão pela qual ela passou a se chamar Escola Evangélica Pastor Bruno Stysinski.
Os desenhos mostrados acima apresentam a escola como era nas suas fases iniciais. A foto a apresenta como chegou a ser, mais tarde.
Fotos do acervo de Romélio Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário