quarta-feira, 5 de junho de 2013

2093 - Montenegro, terra de grandes músicos

Pedro Oddy, filho de Eva Oddy, ao violino, ensaia com  ... Licks e Jorge Souza


Os maiores músicos do mundo eram alemães. Bach e Beethoven são exemplos disso. Montenegro começou como uma povoação exencialmente germânica. Nas suas primeiras décadas, a população de origem alemã era maior do que a de origem lusa. E hoje, ainda, a presença dos descendentes de imigrantes é muito significativa. Por isso, não é de estranhar-se que, hoje, Montenegro tenha grande destaque no campo da música. 
Desde o século XIX, a cidade já contava com boas orquestras e, até a primeira  metade do século XX - época em que os  músicos eram mais valorizados, porque ainda não existia a música gravada, tocada por DJs - Montenegro tinha várias orquestras de alto nível. Algumas cotadas entre as melhores do estado.
Não faltaram também, bons professores, como Evinha Oddy.
Não é à toa, portanto, que hoje Montenegro seja um dos principais centros de educação musical do estado. A FUNDARTE, que é uma escola de música com nível universitário, não poderia estar em lugar mais apropriado, assim como a Universidade do Rio Grande do Sul não teriam opção melhor para instalar o seu curso superior de música. A vocação musical, em Montenegro, tem raízes.

Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário