![]() |
Carros novos expostos em frente da sua revenda |
![]() |
Enquanto seu prédio não ficava pronto, a agência Ford funcionou na esquina da Ramiro com a José Luiz |
Estas fotos são da primeira agência Ford em Montenegro. Ela começou com esse prédio de madeira (foto mais de cima), em 1924, apenas um ano depois da abertura da primeira revenda Ford no estado. O sucesso foi imediato e os seus proprietários trataram logo de construir um prédio próprio, com melhores condições do que as desse modesto galpão de madeira.
Para fazer a construção, foi necessário demolir o galpão de madeira e, enquanto o novo prédio era construído, a agência passou a funcionar num prédio da rua Ramiro Barcelos, esquina com José Luiz, mesmo local do prédio onde hoje funciona a agência da Caixa Federal e, antes, a do Banco da Província (foto acima).
O proprietário era Bruno Gabriel Lampert, auxiliado pelo seu irmão Lourival. Os dois eram filhos de Frederico Gabriel Lampert, que foi capitão na revolução de 1893 evice-intendente de Montenegro. Substituiu o intendente Álvaro de Moraes, governando Montenegro por vários meses e foi um dos fundadores do jornal O Progresso, em 1901, juntamente com seu irmão Amândio Fidêncio Lampert (intendente municipal entre os anos de 1908 a 1916). Amândio, portanto, era tio dos dos proprietários da agência.
Eles fizeram um belo prédio de alvenaria, no mesmo local do galpão que serviu para o início das atividades: a esquina da rua José Luiz com Assis Brasil. Prédio que existe ainda hoje e no qual funciona a loja Hipereletro. A revenda Ford ficou com a família Lampert até 1950,
O prédio, depois disso, serviu para o início das atividades da Autoviação Montenegro, empresa que até hoje, em outro local, faz o transporte de passageiros entre Montenegro e Porto Alegre, além de outros destinos.
Na foto, os três primeiros modelos expostos são apenas a estrutura do veículo, com rodas, chassi e motor. São, certamente, veículos incompletos, destinados à construção das jardineiras: pequenos ônibus com carroceria de madeira, com as laterais abertas (ver postagem 2148 desse blog). Uma jardineira já terminada se vê no final da fila. As mesmas marcenarias que, na época, fabricavam charretes, carroças e carruagens, construíam a carroceria das jardineiras.
O prédio de madeira atrás dos veículos expostos foi utilizado pela revenda por pouco tempo. Consta que a empresa começou com dois automóveis zero quilômetro. A altura da porta aberta, nesse prédio, sugere que era ali que os veículos eram guardados quando não estavam em exposição.
Foto do acervo de JB Cardoso (a primeira) e Romélio Oliveira (a segunda)
amigos do grande blog historias do vale do cai.esta foto e da primeira agencia ford em montenegro,de madeira,em 1924,dois anos depois
ResponderExcluirfizeram um belissimo predio de alvenaria,na rua jose luiz com assis brasil.neste meio tempo a ford
passou para a ramiro,onde hoje e a caixa federal,e havia sido antes o banco da provincia.
romelio