sábado, 15 de junho de 2013

2143 - Indústria e igreja: duas grandes forças de Montenegro no século XX

O rio e a cidade estavam rasos no momento dessa foto
(Para eliminar as letrinhas, clique sobre a foto)
Existem muitas fotos aéreas feitas desse local, o que essa tem de peculiar é o fato do fotógrafo haver dado destaque para o rio Caí. Hoje bem mais valorizado, ele merece atenção e a sua conservação é uma preocupação generalizada. Na época dessa foto (década de 1960) a preocupação com ecologia se restringia a, apenas, algumas mentes iluminadas, como as do padre Balduino Rambo (montenegrino nascido no então distrito de Tupandi, nome de rua na cidade) e José Lutzenberger. Para a maioria da população, na época, o rio era algo irrelevante. A não ser pelo transtorno que causava por ocasião das enchentes.
O que chama atenção, também, é a modéstia dos prédios existentes na cidade naquela época.  Na beira do cais, havia o prédio do Frigorífico Renner e o da usina elétrica. A fora isso, só o que se vê de grande na cidade é o prédio da nova igreja luterana (monumental para a época) e o da catedral, ainda em construção.
Podemos pensar, pelos seus prédios, que a religião e a indústria (ambas entidades muito competitivas) eram as principais forças da época. Se pensarmos assim, provavelmente, não estaremos muito errados.

Foto do acervo de JB Cardoso





Nenhum comentário:

Postar um comentário