domingo, 16 de junho de 2013

2151 - Inauguração da capela no Hospital Sagrada Família



A construção do Hospital Sagrada Família foi uma obra gigantesca, considerando-se o tamanho de São Sebastião do Cai naquela época. Ela foi feita em etapas e, no ano de 1950, foi inaugurada uma grande ampliação e benfeitorias, que incluía a capela, que existe incorporada ao prédio principal do hospital.
A solenidade de inauguração dessa nova etapa da obra ocorreu em 29 de junho de1950, com missa festiva na capela do hospital. Importantes personalidades da época estavam presentes no evento, conforme se pode ver na foto acima: 
Dos cinco homens sentados lado a lado no primeiro banco (lado esquerdo da foto) o primeiro é o  montenegrino Cylon Rosa (de óculos), que foi deputado estadual mais votado e depois governador gaúcho, de 1946 a 1947. Ao seu lado está o deputado Antônio José Campani, do Pareci Novo. Duas filas atrás, ao lado do homem de terno preto, óculos e gravata borboleta, encontra-se o exator caiense Mário Spohr (pai do cardiologista Felipe Spohr). O primeiro homem no banco logo atrás é o deputado Nestor Jost, sentado ao lado de um menino. 

Note-se uma característica das missas naquela época: os homens sentavam num lado da igreja e as mulheres no outro. Até os casais ficavam separados.

Do acervo de Carlos Campani

Nenhum comentário:

Postar um comentário