segunda-feira, 17 de junho de 2013

2154 - A baixada da rua Doutor Flores

Hoje a rua Doutor Flores é bem mais plana: a mudança ocorreu, certamente,
devido ao uso de aterro 
A Doutor Flores é a rua mais antiga de Montenegro. Bem antigamente, ela era conhecida como rua da Praia. Nome que se dava, antigamente, às ruas que, partindo do porto, se tornavam as mais movimentadas e comerciais da cidade. Isso porque a navegação era o principal meio de transporte e a rua que conduzia ao porto atraia o maior fluxo de pessoas e veículos (no caso, considerando-se a época a que nos referimos: carretas, carroças,cavalos e mulas). A rua Tiradentes, no Caí, chamava-se rua da Praia e a rua dos Andradas, em Porto Alegre, também. Isso, naturalmente, no tempo em que ainda não existia cais e os barcos atracavam no que havia: uma praia.
E o que é uma praia? No caso dos rios é um local onde não exite barranco ou penhasco e que, por isso, se torna mais acessível. Um local onde as carroças conseguiam chegar mais perto do barco e fazer o transbordo da mercadoria com maior facilidade. No Caí havia uma praia. Tanto que um dos nomes que foi dado ao local em que se encontra a cidade, antigamente, foi justamente Praia. Em Montenegro, no ponto em que começa a rua da Praia, certamente havia uma também.
Foi por isso que esses lugares foram escolhidos pelos primeiros moradores para ali se estabelecerem.
O que surpreende nessa antiga foto da rua Doutor Flores é a baixada que ela apresenta no meio do caminho entre o rio e a Igreja. 
Como se vê, antigamente, em certo trecho da rua, o terreno era bem mais baixo. 
A explicação para essa diferença só pode ser a intervenção humana. Essa baixada foi sendo eliminada, com o tempo, através de aterros. Tantos as casas quanto a pavimentação das ruas foi sendo feita em nível mais alto, com o passar do tempo.

Foto do acervo de JB Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário