segunda-feira, 17 de junho de 2013

2158 - Bernardo Griebeler

O armazém de Bernardo Griebeler estava situado na esquina
das ruas Ramiro Barcelos com São João









Bernardo Griebeler, conforme nos informa Elisa Moojen Arpini, nasceu em 11 de novembro de 1863, na localidade de Santa Josefa, município de Santa Cruz do Sul.
Era filho dos imigrantes alemães Paulo e Maria Griebeler. Ele casou com Guilhermina Becker e, tiveram os filhos Miguel, Alfredo, Adolfo Edmundo, Erna, Eli, Elsa, João, Oscar Feliz, Urbano e Afonso.
Ele veio para Montenegro aos sete anos, quando seus pais mudaram-se para a povoação que estava, então, apenas se formando.
Bernardo comprou uma sapataria, pagando 380 mil réis (380$000). Nela, os sapatos eram feitos a mão, de acordo com o tamanho do pé do freguês. Não existiam, ainda, as fábricas de calçados.
Essa sapataria era localizada na esquina da rua José Luiz com a Ramiro (no local da atual loja da Super Farmácia Popular).
Em 1897 abriu um armazém de secos e molhados num prédio que adquiriu na esquina da rua Ramiro Barcelos com a São João. Faleceu aos 84 anos, em 16 de janeiro de 1947. O prédio do velho armazém ainda existe.
É esse armazém que vemos na foto. Provavelmente, nos seus primeiros anos de atividade.
Note-se que as ruas não eram ainda pavimentadas e a iluminação pública era feita com lampiões. Não havia rede de energia elétrica.

Foto do acervo de JB Cardoso

Um comentário: