sábado, 22 de junho de 2013

2179 - Jardineiras em Montenegro, na década de 1920

Não foi apenas a qualidade dos produtos que melhorou ao correr das décadas. 
Tudo evoluiu, incusive as técnicas utilizadas para vendê-los
A mudança cultural ocorrida nos últimos cem anos pode ser observada de muitas maneiras. Uma delas está na evolução ocorrida no marketing. As técnicas de venda evoluíram tremendamente neste período. Isso pode ser observado tanto na fachada das lojas de antigamente, que não tinham vitrines e muito pouco investiam na sua identificação visual. Antigamente, uma loja era um prédio comum que, quando muito, tinha o nome escrito na parede. E o nome divulgado era, normalmente, o da razão social da empresa. Ou seja, o nome do proprietário.
Até nos veículos de antigamente pode se observar que não havia uma preocupação maior com o design e nem com a identificação do produto através de uma inscrição ou um símbolo.
Veja-se essas duas jardineiras vendidas em Montenegro há, aproximadamente, noventa anos. Não se vê escrito na lataria delas sequer o nome do fabricante.

Foto do acervo de JB Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário