domingo, 23 de junho de 2013

2183 - O Doutor Flores de Porto Alegrre

Dois homens com o mesmo nome tiveram importância na história de Montenegro. Ambos se chamavam Carlos Thompson Flores e um era avô do outro. 
Vamos conhecer esses dois grandes personagens. Mas, antes, vale a pena conhecer um antepassado de ambos (pai do primeiro Carlos Thompson Flores e bisavô do segundo. Ele se chamava Luis da Silva Flores e foi médico em Porto Alegre. Um médico extraordinário que, por isso, mereceu ser homenageado com a escolha do seu nome para denominar uma das mais importantes ruas da capital gaúcha.

Veja quem foi o Doutor Flores de Porto Alegre nessa postagem do precioso blog História Fotográfica de Porto Alegre

A Epidemia de Cólera-morbus

O Dr. Luis da Silva Flores foi incansável no atendimento aos doentes de cólera em Porto Alegre. A rua Dr. Flores no centro da cidade, é uma justa homenagem ao ilustre médico.
     Esta raríssima fotografia, tomada por volta de 1856 mostra a Praça da Matriz e num primeiro plano, dois barris. Nestes, era queimado alcatrão para espantar os "miasmas" que se acreditava, na época, transmitiam as doenças contagiosas. Pasteur ainda não havia descoberto os micróbios(bactérias). Segundo Aquiles Porto Alegre, "em cada esquina da cidade queimavam durante toda a noite o alcatrão e quem visse de longe, poderia pensar que um grande incendio grassava na cidade".
     Esta charge do jornal satírico "O Século" mostra a "cólera triunfante" entrando na cidade. As críticas eram muito fortes pois se dizia que não eram tomadas as medidas de prevenção que a cidade exigia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário