domingo, 28 de julho de 2013

2429 - Praça Lidovino Fanton


A praça central de Feliz recebeu o nome de Lidovino Fanton,
deputado que incentivou a emancipação 
O nome de um candidato pintado no muro da igreja católica indica a data em que foi feita essa foto. Kurt Graebin foi o primeiro prefeito da Feliz, eleito em 1959. Pode ser esse o ano da foto. Mas Graebin concorreu mais de uma vez, dez anos mais tarde.
Chama atenção na foto a pequena quantidade de prédios existentes na cidade. O faz pensar que a foto tenha sido feita mesmo em 1959. Mas é verdade, também, que Feliz era uma cidade muito pequena na época da sua emancipação.
Curiosamente, as duas casas que mais se destacam na foto, em esquinas das ruas Pinheiro Machado e Tomé de Souza, ainda estão de pé e com caracaterísticas pouco alteradas.
Aparece na foto uma parte do terreno onde se encontra hoje o notável prédio da prefeitura de Feliz.
NOME DA PRAÇA
Lidovino Fanton é o nome de um deputado que contribuiu muito para a emancipação de Feliz. Razão pela qual ele foi homenageado ao ser dado o seu nome à praça central da cidade.
Ele foi deputado estadual e federal e, com o seu trabalho, alcançou respeito não apenas em sua comunidade como também pelo Brasil a fora. 
Era filho de imigrantes italianos  nasceu em 1920, em Farroupilha. Ainda jovem foi estudar na capital gaúcha. O esforço foi quase épico para um menino filho de agricultores, mas conseguiu formar-se em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 
Ainda jovem  estudante,  Fanton ingressou na política, sendo presidente do PTB de Farroupilha. 
Era seguidor de Getúlio Vargas e  Alberto Pasqualini. 
Assumiu a bandeira municipalista e auxiliou na emancipação de vários municípios gaúchos. Explica-se assim por ele ser merecedor da homenagem que lhe foi prestada.
Assumiu a bandeira do MDB nos tempos da ditadura, sendo alvo de uma série de atos de repressão quando deputado. Ainda na década de 70, foi editor de uma carta assinada pelo MDB contra o ato Institucional 5, que foi responsável pela cassação de muitos prefeitos, entre eles Kurt Walter Graebin, que então era o gestor de Feliz. 
Fanton foi deputado estadual em três legislaturas pelo PTB e MDB, sendo também deputado federal. Em 1980, juntamente com Leonel de Moura Brizola, fundou o PDT sendo secretário geral do partido no Brasil. Pouco tempo depois da fundação do PDT Fanton acabou falecendo deixando viúva Cleonice Maria Antonello, que deu continuidade ao seu trabalho político.
Ele é tio avô de Carla Maria Specht, atual prefeita de Salvador do Sul.

Foto do acervo  deixado por Izidoro Roque Gauer, 
disponibilizada no Facebook de Haiderose Gauer

Nenhum comentário:

Postar um comentário