domingo, 28 de julho de 2013

2432 - A casa do prefeito José Pedro Steigleder

Nesta casa morou o prefeito que trouxe a TANAC para Montenegro
José Pedro Steigleder foi prefeito de Montenegro nos anos de 1947 a 1951. Ele nasceu em Montenegro no dia 6 de maio de 1891. Seus pais foram Adolfo e Cristina Steigleder, que se dedicavam à industrialização da mandioca, produzindo farinha e polvilho. Casou com Elsa Krahl e o casal teve os filhos Gilberto Bruno, Iracema e Norberto Ricardo, além de três filhas adotivas.
Pequeno industrial, José Pedro Steigleder teve, também, um pequeno moinho colonial e no fabrico de cepas (pedaços de madeira) para a fabricação de tamancos.
Segundo a indispensável Elisa Moojen Arpini escreveu em Traços Biográficos, em 1939 ele viajou pelo país buscando conhecimentos tecnológicos para melhorar a produção de raspa de mandioca. As atafonas (ou tafonas), como eram chamadas as pequenas indústrias beneficiadoras da mandioca foram uma importante atividade econômica no século XIX e início do século XX. Existiam várias por toda a região e muitos milhares pelo país inteiro.
Ele mecanizou e sua empresa e introduziu novas técnicas de produção.
Como prefeito, José Pedro Steigleder empenhou-se em atrair empresas para o município e foi no seu governo que a TANAC, uma das maiores produtoras de tanino do mundo, instalou sua  fábrica no município. Para atrair essa empresa que mudou a face de Montenegro e da região  nas décadas de 1950 e 1960, a prefeitura doou à empresa uma grande área de terras pertencente à municipalidade. Ele integrou as diretorias da Associação Comercial, clube 7 de Setembro e Grêmio Gaúcho.
Morreu em 1963, em Porto Alegre, para onde havia transferido residência três anos antes.

Foto do acervo de Romélio Oliveira









Um comentário: