sábado, 6 de julho de 2013

2272 - Grêmio Gaúcho

Mais do que centenário, o Grêmio Gaúcho começou no interior do município, mudou-se
para o bairro Timbaúva e passou por várias reformas e ampliações
até chegar à grande estrutura que possui atualmente
Foi no longínquo ano de 1906 que surgiu o Grêmio Gaúcho. 
Seu início foi modesto. Deu-se no dia 18 de novembro daquele ano, na casa de Antônio Ignácio de Oliveira Filho, popularmente conhecido como Tio Sinhô.
Ele residia numa localidade do interior de Montenegro então chamado Passo da Cria. Situada próximo à estrada RS-287 (estrada que liga Montenegro a Lajeado).
Naquele mesmo dia foi eleita a primeira diretoria, tendo como presidente Luiz Ignácio de Oliveira.
A diretoria era toda constituída de pessoas de origem lusa (Oliveira, Barreto, Coitinho, Azevedo, Cabral) e a sociedade foi criada, talvez, como uma alternativa às sociedades já existentes que foram criadas pelos descendentes de alemães. Havia, na sociedade de então, uma forte divisão entre as pessoas de origem alemã e portuguesa e os lusos talvez não se sentissem muito a vontade frequentando os eventos de sociedades germânicas.
A divisão, porém, não era radical. Entre os 18 sócios fundadores do clube, dois eram de origem alemã: Luiz Arend e Lorival Brochier. Certamente, vizinhos ou aparentados dos demais sócios.
Em 
A sociedade prosperou e, no dia 29 de novembro de 1908, foi inaugurado o seu primeiro salão, construído no mesmo Passo da Cria. Em 1912 foi construído um palco para apresentações teatrais.
Em 1914, foi decidida a transferência da sede da sociedade para a Timbaúva, subúrbio da cidade de Montenegro. Foi alugado um prédio e a primeira diretoria do Grêmio Gaúcho nesse novo local teve como presidente Antônio Machado Rosa.
Sócios de origem alemã foram se integrando à sociedade e um deles, José Pedro Steigleder, destacou-se pela ampliação e melhorias na sede do clube. Em 1948 foi construída uma cancha de bolão. Em 1950 foi adquirido terreno, junto à sede para a sua ampliação.
Em 1956 foi decidida a construção de uma nova sede, de alvenaria. A obra foi realizada no mesmo local do antigo clube, que foi demolido. Durante a realização da obra, as promoções do clube foram realizadas no clube 7 de Setembro, localizado no centro da cidade, na rua João Pessoa.
Em 17 de novembro de 1956, na comemoração pelo cinquentenário de criação do clube, foi inaugurada a nova sede, na presença do prefeito da cidade, Hélio Alves de Oliveira.
A Orquestra Azul, orgulho de Montenegro, animou o baile nessa noite. 
Em 1972, o clube comprou dois terrenos ao lado e aos fundos da sede, para a sua ampliação.
Em 1076, o clube contava com 589 sócios pagantes.

Texto baseado em pesquisa de Sandra Maria Cabral, publicada no livro Montenegro Ontem e Hoje, edição de 1982 (2º volume)
Foto do acervo de Romélio Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário