O Vale do Caí é a região brasileira com maior desenvolvimento sócio/econômico e as melhores administrações municipais. Foi colonizado, predominantemente, por brasileiros de origem lusa a partir de 1740, e por imigrantes alemães, desde 1827. EDITORIAL: veja postagem 1410 TAMANHO DAS FOTOS: um clic sobre as fotos pode mudar seu tamanho.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
2293 - Madeira transportada pelo rio Caí
A madeira foi o primeiro grande produto de exportação do Vale do Caí. Mesmo antes dos agricultores se estabelecerem no Vale, com suas famílias, homens corajosos penetravam nas florestas situadas junto aos rios. Eles tinham de conviver com os índios ou enfrentá-los, além de tomar cuidado com as onças (então chamadas de tigres) e outros animais selvagens.
Este cartão postal, pelo que se lê nas suas bordas, foi produzido há mais de cem anos, nos primeiros anos do século XX.
Ele mostra como a madeira do vale era transportada até Porto Alegre. Paus amarrados uns aos outros, formando uma balsa. A própria carga era o meio de transporte.
Nesse caso, ao invés de troncos, o que vemos são tábuas serradas. Repare-se o comprimento da balsa. Com, pelo menos, seis fileiras de tábuas, cada uma com aproximadamente 70 táboas.
Carga equivalente à de um grande caminhão. O transporte era eficaz porque era feito somente rio abaixo (a favor da correnteza), até a cidade de Porto Alegre.
A região onde hoje se encontra Bom Princípio, por volta de 1830 era conhecida como Serrarias.
O cartão postal mostra o porto de Feliz. Ou seja: o atracadouro existente junto ao vilarejo de Santa Catharina da Feliz, a atual cidade de Feliz.
A localidade progredia muito, naquela época. Em 1890, a sua população era de 1.166 habitabtes, em 1900 já havia saltado para 4.005, em 1909 chegou a 7.758 e, em 1913 a 8,543
Os postais eram o facebook da época. Transmitindo conteúdos atraentes e mensagens curtas. Inclusive mensagens de amor. Nesse postal, lê-se "Carinhosos beijos, manda-te tua menina"
João Mayer Junior é o fotógrafo ou o produtor do postal, que foi impresso em Porto Alegre.
Fazendo parte do município de Cahy (atual São Sebastião do Caí), a paróquia contava com duas paróquias unidas: a de Santa Catharina, no próprio povoado e a de Santo Ignácio. As paróquias contavam, ainda, em 1914, com as capelas de São Raphael de Nova Palmyra, Três Reis do Kronenthal (atual Vale Real), eNossa Senhora do Caravaggio da Forqueta.
Fonte principal: Dicionário Geographico, Historico e Estatistico do Estado do Rio Grande do Sul, de Faria, Livraria do Globo, Porto Alegre - Santa Maria, 1914
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário