segunda-feira, 8 de julho de 2013

2295 - Bom Princípio

Antigo Ccrtão postal de Bom Princípio

Vista atual da cidade 
A localidade de Bom Princípio passou a pertencer a Montenegro desde a criação desse município, em 1873. Antes pertencia ao município de Triunfo. Imagine-se a dificuldade que havia, naquela época para um principiense ir até a sede do seu município. O melhor caminho era ir a cavalo até o Caí e, de lá, seguir num barco até o rio Jacuí seguir por esse rio a montante (rio acima) e subir ainda o rio Taquari em cujas margens o povoado de Bom Princípio se achava plantado.
Na época dessa foto, a dificuldade já havia diminuído bastante. A sede já passara a ser Montenegro, bem mais perto. Na década de 1950, Bom Princípio decidiu mudar novamente de município sede, passando a pertencer a São Sebastião do Caí, que fica muito mais perto.
Essa inquieta povoação, foi capaz de notáveis construções. Sua igreja era magnífica e, ao lado dela, foi construído um grande colégio. O primeiro de irmãos maristas no Brasil.
No inicio do século XX, época dessa foto, Bom Princípio contava com apenas 1549 habitantes (em 1900). Em 1911, a população chegou a 2.324 habitantes.
Mesmo com tão reduzida população, a comunidade local foi capaz dessas grandes obras, inclusive a igreja matriz, que foi assim descrita no Dicionario Geographico, Historico e Estatistico:
"A egreja matriz de Nossa Senhora da Purificação, festejada solenemente no dia 2 de fevereiro, é um belíssimo templo parochial, que excede em tamanho ao da maior parte das matrizes das nossas cidades de campanha. Conta uma alterosa torre e três altares - estylo ghotico. O altar mor possue a Santíssima Virgem da Purificação ladeada á direita por Santa Izabel de Portugal e anjo guardião dos meninos; á esquerda, por São Luiz Gonzaga e o anjo guardião das meninas. O altar lateral da direita é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e o da esquerda a São José."

Foto do acervo de Romélio Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário