terça-feira, 9 de julho de 2013

2301 - Os ônibus da ECOL

Em 1940, a estrada entre o Caí e São Leopoldo ainda não era asfaltada


A Empresa Caiense de Ônibus Ltda, mais conhecida pela sigla ECOL, foi criada por Helmuth Blauth. O maior empresário caiense da fase de estagnação do município (1920 a 1980). Helmuth era pai de Carlos Edmundo (Cali) e Jaime. O primeiro fez carreira como juiz trabalhista, chegando aos mais  altos graus da magistratura. Jaime sucedeu o pai no comando da empresa. Ambos, na juventude trabalharam nas linhas de ônibus, como cobradores.
Helmuth foi, também, o dono do Cine Aloma, situado no calçadão da rua Marechal Deodoro, onde hoje se encontra a loja Três Passos.
A empresa funcionou, por décadas, no prédio hoje ocupado pela loja Lebes, na avenida Egydio Michaelsen.
A casa que se vê atrás dos ônibus é a do proprietário da empresa, Helmuth Blauth, situada na esquina da avenida Egydio Michaelsen com Coronel Paulino Teixeira (a rua da estação rodoviária). Ela foi demolida há poucos anos e construído no local um prédio comercial ocupado pelas lojas Benoit e Espaço Exclusivo). A rua em que estão estacionados os ônibus é a Coronel Paulino Teixeira. 
Segundo a legenda da foto, ela teria sido feita no ano de 1940.
Posteriormente, foram construídas duas casas semelhantes, ao lado desta, onde moraram os filhos de Helmuth, Carlos Edmundo e Jaime. Hoje, uma delas foi demolida para a construção da loja Paludo e a outra ainda serve como delegacia de polícia.

Foto do acervo de PabloSene Heintz

Nenhum comentário:

Postar um comentário