domingo, 21 de julho de 2013

2364 - Paróquia de São José do Hortêncio: exemplo dos antepassados

Vista parcial de São José do Hortêncio, 
com a igreja matriz e sociedade São José



Com que ânsia o homem almeja pelas coisas temporais; como deseja roupas novas, casas e muitas outras coisas inúteis! Então porque não lutar, da mesma forma, para ter a casa de Deus, que supera todas as demais, onde recebemos os Santos Sacramentos, onde podemos trazer a Deus os nossos problemas, onde podemos oferecer sacrifícios ao Pai Celestial e onde a palavra divina é difundida em todas as ocasiões e onde louvamos e adoramos nosso Deus; e onde finalmente nosso corpo temporal e corruptível encontrará seu descanso após a labuta terrena. 
Reflitam, ainda, sobre o modo com que os nossos antepassados nos deixaram estas casas de Deus e muitas outras coisas mais. Reflitam também como é justo e merecido que nós também, em nosso tempo, deixemos aos nossos descendentes e ao mundo póstumo as coisas que alcançamos com a nossa força e nosso trabalho. 
Os atuais conselheiros e membros reconheceram que é útil e necessário estabelecer as seguintes condições e regras da igreja:
Que em primeiro lugar aquele que já não deu sua contribuição de acordo com sua obrigação e que queira ser membro da igreja, que o seja pelo pagamento do valor de 6 Mil Réis.
Recém-casados devem se inscrever como membros plenos tão logo tenham assumido o novo estado civil. 
Estranhos que queiram ser membros da igreja devem pagar a contribuição dos 6 Mil Réis. Caso alguém queira o batismo sem ser membro da igreja, tal ato custará 500 Réis.
Por falecido que se queira enterrar no cemitério, sem ter sido membro da igreja, deverá ser pago o valor de 3 Mil Réis. Por cópia de documento, 500 Réis. 
Essas regras foram bem aceitas e sacramentadas por todos os membros da igreja, que assinaram a respectiva ata em data de hoje, que é 28 de março de 1844.


EXTRAÍDO DO LIVRO DA FAMÍLIA, TRADUZIDO DO ALEMÃO
COLABORAÇÃO: Hari Narciso Klein 

Foto Jacson Hartmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário