O comércio caiense pensa em soluções para evitar o problema |
A produção nas fábricas de automóveis bate records a cada ano. A importação também aumenta. O oferta cada vez maior de crédito facilita a compra de veículos.
O que é muito bom, pois toda família deveria ter um carro, que é um grande conforto.
Mas este aumento rápido do número de veículos está gerando enormes engarrafamentos nas grandes cidades. E mesmo em cidades pequenas já se observa o problema da falta de lugar para estacionar.
Isso já se observa no Caí, onde fica difícil estacionar nas ruas mais centrais, onde se encontram as lojas, os bancos e os órgãos públicos.
Um problema sério, pois fica difícil funcionar uma loja num lugar onde não existe lugar para estacionar. Como dizem os norte americanos, que enfrentam esse problema há mais tempo, no parking, no business. Ou seja, onde não tem estacionamento, não tem negócio.
Por isso, algumas cidades adotaram o sistema de estacionamento pago nas suas ruas centrais. Como é o caso, inclusive, de Montenegro.
Mas existe um inconveniente também nisso, pois os clientes podem não gostar de ir numa loja se tiverem de pagar pelo estacionamento.
CAMINHAR FAZ BEM
Para solucionar esse problema de forma mais positiva, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) propõe uma campanha de conscientização entre os comerciantes e comerciários.
O slogan deverá ser “Caminhar faz bem e não custa nada” e a idéia é fazer com que os lojistas e os funcionários das lojas não estacionem seus carros no perímetro central da cidade. Eles serão incentivados a ir para o trabalho a pé ou estacionar seus carros a algumas quadras das suas lojas, em ruas que ainda não tenham falta de vagas.
Outra idéia cogitada dentro da CDL é a de transferir a estação rodoviária do seu atual ponto para outro que, mesmo sendo bem próximo ao centro, não esteja num local com grande concentração de lojas. Isso porque muita gente costuma deixar seu carro estacionado próximo à rodoviária quando viaja de ônibus até Porto Alegre, por exemplo.
REUNIÃO
Esta questão será discutida em reunião marcada para a próxima terça-fera, às sete e meia da noite, na sede da CDL. Na mesma ocasião, o consultor Leonardo Neira fará uma palestra sobre o SPC Brasil, mostrando aperfeiçoamentos no sistema, que proporcionam formas de reduzir a inadimplência.
Matéria publicada no jornal Fato Novo em 27 de julho de 2013
O povo com carro quer estacionar em cima da porta que vai entrar, e não quer caminhar 2 quadras, dai falta vagas para estacionar.
ResponderExcluir