domingo, 4 de agosto de 2013

2470 - Racing: um grande campeão caiense

Equipe do Racing treinada por João Birula
O primeiro nessa foto é  João Birula, que era massagista de profissão (hoje se diria fisioterapeuta)  e residia na rua Coronel Guimarães, ao lado da casa do fotógrafo Vilson. Ele era o técnico da equipe. Ao seu lado, de pé, estão o goleiro Rui Klein, Mosquito, Rael, Negrinho, Doralício, Alceu de Paula, Silomar Coelho e Carlinhos Coelho, de pé.
Os agachados são Picão, Bandeira, Pedro Artur, Tonho Selegar e Alberto.
Rui Klein seguiu brilhante carreira, jogando em grandes clubes brasileiros.
O Racing existiu por quatro anos (de 1964 a 1967) e foi campeão no seu segundo, terceiro e quarto anos de existência. Ele sempre foi treinado por João Birula.
Em 1966, o Racing disputou o Campeonato Estadual de Amadores e foi campeão série verde (uma das regiões em que o estado foi dividido para a realização do certame).
Em 1967, o clube caiense conquistou o Campeonato Estadual de Amadores.
Contando com goleiros do nível de Rui Klein e Silomar Coelho, não é de estranhar que o Racing tenha sido tri-campeão caiense.
Boa parte dos fundadores do Racing eram também jogadores. São eles: Hélio Vargas (Fune), Arthur Wullf (Chiquito), Vilson Rotta, Nilton Wulff, Nei Fonseca, Alceu de Paula, Eufrides dos Santos (Colé), Osnir Ledur, Iguatemi Lúcio Moreira, Lauro Teixeira Branco, Bruno Cassel (filho), Antônio Selegar, Cláudio Diesel, Luis Carlos Coelho.
João Birula foi, provavelmente, o técnico que mais vezes foi campeão caiense. Ele se chamava João Ferreira da Silva e orientou times de vários clubes.
Essa foto foi feita no campo do Brasília Obras Públicas, empresa sediada no Rincão do Cascalho, que foi a responsável pelo asfaltamento da rodovia RS-122 (antiga Júlio de Castilhos).


Foto e informações de Iraní Rudolfo Lösch

Nenhum comentário:

Postar um comentário