segunda-feira, 26 de agosto de 2013

2596 - Aviários de primeiro mundo


No Pareci Novo, aviário com mais produtividade e vida melhor para os frangos
Não é só na indústria que novas tecnologias geram mais rentabilidade e qualidade. O mesmo acontece na produção agrícola. Prova disso são os aviários que utilizam o que existe de mais moderno.

Na granja dos irmãos Mauri e Marcos Müller, no Matiel, a tecnologia usada é a mais avançada do país. Quem entra na propriedade ainda avista os antigos galpões, com lonas nas laterais e telhado de barro. Mas mais adiante já se surpreende com os aviários climatizados. Eles contam com telhas que vieram do Paraná e que assim como as paredes laterais possuem isolamento térmico, com uma camada de cinco centímetros de isopor. Independente do clima externo, faça geada ou seca, a temperatura fica sempre numa média de 22 graus. Um painel eletrônico controla a temperatura da água dos bebedouros, a qual é trocada automaticamente. Também conta com lâmpadas de led e gerador próprio. E para aquecer os pintinhos nos primeiros quinze dias de vida, a fornalha é automática, a base de cavaco.

A tecnologia do telhado térmico os proprietários foram conhecer no Paraná. Este novo e moderno aviário, de 130 por 16 metros, deve estar pronto nos próximos dias, para produção de 42 mil frangos/lote. "A tecnologia traz mais conforto e sensação térmica para os frangos. Com isso se perde menos aves e diminui o tempo da produção", explica Mauri. Ele mostra os canos ligados aos bebedouros, onde toda a quantidade de água e ração é controlada por um painel automatizado. Müller comemora também a boa fase da avicultura, principalmente após a JBS assumir a Frangosul, em Montenegro, colocando os pagamentos em dia e melhorando tanto a qualidade da ração como o valor dos frangos.

Mauri destaca o apoio da Prefeitura, que ajudou na terraplenagem, acessos e no pagamento dos juros do financiamento. Ele cita que a granja possui seis aviários, onde são produzidos 178 mil frangos de corte. "O retorno é garantido, já que de tudo é tirado nota e soma no valor adicionado do município", salienta o prefeito Rafael Riffel, sobre a importância do apoio aos produtores rurais.

Investindo em pocilgas

Através das Secretarias Municipais de Obras e de Agricultura, máquinas e operários auxiliam nas propriedades, com terraplenagem e acessos. Foi o que aconteceu também na granja de Bruno Wollmann, em Despique. Na propriedade estão sendo construídas duas novas pocilgas, para um total de mil suínos. “Sem o apoio da Prefeitura não teríamos como fazer este investimento”, afirma Wollmann. 
Matéria de Guilherme Schaurich Baptista publicada no jornal Fato Novo 
em 21 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário