quinta-feira, 8 de agosto de 2013

2488 - O trem húngaro passava por Montenegro

O trem húngaro

21 de junho de 2013
A Ferrovia do Trigo, após ter sido inaugurada em 1978 pelo presidente Ernesto Geisel, recebeu uma linha regular de trem de passageiros entre Passo Fundo e Porto Alegre. A primeira excursão pelo trem húngaro se deu em 18 de março de 1979, e em seguida foi implantada a linha diária, numa extensão de 289 quilômetros e com uma duração de cinco horas de viagem num trem moderno. Mas, em 1982, a Rede Ferroviária Federal suspendeu a linha do trem húngaro.





A viagem era uma atração turística, pois o trem furava montanhas e saltava vales e canhadas da estrada de ferro, que tem 26 pontes e viadutos e 34 túneis. Desses, 21 estão entre Guaporé e Muçum - sendo que, neste trecho, está o Número 13, também conhecido como Viaduto do Exército. Com 509 metros de comprimento e 143 metros de altura, esse seria o maior viaduto ferroviário da América Latina, e um dos mais altos do mundo.


O Viaduto 13. Foto: Caco Konzen, BD, 27/10/2006
Outro viaduto importante dessa ferrovia é o Mula Preta, localizado em Dois Lajeados.




O Viaduto Mula Preta. Foto: Edmar Migliavacca, arquivo pessoal
Desde o início do traçado da ferrovia até a sua inauguração, se passaram 67 anos. É difícil imaginar, percorrendo o trecho, como os operários conseguiram construir uma estrada numa região de relevo tão montanhoso. Difícil também é crer que uma ferrovia com tantas obras gigantescas, emoldurada por paisagens de um verde exuberante, não tenha uma linha de trem de passageiros a percorrê-la.
(colaborou Edmar Migliavacca)

Publicado na coluna Almanaque Gaúcho, de Ricardo Chaves, no jornal Zero Hora em 21 de junho de 2013
Nota do Histórias do Vale do Caí: O trem húngaro passava por Montenegro, mas não por dentro da cidade, como aconteceu no passado. Na época, a linha passava pelo bairro montenegrino da Timbaúva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário