sábado, 7 de setembro de 2013

2680 - Movimento busca preservar prédios antigos de Montenegro



O prédio do antigo armazém de Edmundo Griebeler ainda existe, no ponto
mais central da cidade (esquina da Ramiro Barcelos com São João),
mas corre risco de ser demolido
Restauração do prédio do antigo cartório é exemplo de respeito 

pelo patrimõnio histórico
A cidade, que conquistou sua emancipação em 1873, tem diversos prédios que guardam parte da história em sua arquitetura. Verdadeiros monumentos erguidos com madeira e concreto que representam uma parte importante da trajetória de montenegrinos que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Um destes imóveis fica na esquina das ruas Ramiro Barcelos com São João, em frente à Praça Rui Barbosa, no coração da cidade. De acordo com a presidente do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro (MPPHCM), Hedi Thomsen, o risco de que o prédio venha a ser demolido é grande. “A lei que deveria regrar a conservação de prédios antigos ainda não foi encaminhada à Câmara de Vereadores. Até lá dependemos do decreto assinado pelo prefeito Percival de Oliveira no ano passado”, explica. 

Além deste, outros 90 prédios antigos em Montenegro fazem parte de uma lista elaborada pelo Movimento, e resguardados pelo decreto. “Qualquer intervenção nestes prédios precisam do aval do Movimento e da Comissão Inventariante”, aponta Hedi. A comissão é formada por um arquiteto e uma historiadora.


Oportunidade de negócio
Restaurar prédios antigos pode ser um bom negócio. É o que pensa o empresário Sirio Richter, diretor da Terra Engenharia. A empresa foi responsável pela restauração do antigo cartório da cidade, onde atualmente instala-se o Condomínio Aldana. E mais recentemente um antigo sobrado, na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Capitão Porfírio passou pelo processo de restauração. Ali atualmente a própria Terra Engenharia instalou seu escritório. “É um novo mercado, que interessa à empresa”, aponta Richter, referindo-se aos novos consumidores, que valorizam prédios antigos com suas fachadas restauradas e conservadas. “Este consumidor é simpático à nossa idéia”, completa.
Projeto de LeiUma reunião realizada na quarta-feira, 4 de setembro, na prefeitura, analisou o documento que trata do Patrimônio Histórico de Montenegro. A finalidade do encontro foi avaliar todos os artigos que vão compor o projeto de Lei que deverá, depois de finalizado, seguir para apreciação na Câmara de Vereadores. Para tratar do tema, as reuniões serão frequentes para agilizar a formatação do documento final do projeto de Lei. 

Matéria de J B Cardoso publicada no jornal Fato Novo, 
edição de 7 de setembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário