quarta-feira, 11 de setembro de 2013

2689 - John Deere: um novo gigante desperta em Montenegro


Inauguração da John Deere em agosto de 2008, com o prefeito
Percival de Oliveira, a governadora Yeda Crusius e dirigentes da empresa
A Deere & Company anunciou nesta semana investimentos de US$ 40 milhões (cerca de 92 milhões de Reais) para ampliação da fábrica de tratores em Montenegro (RS) e produção nacional dos tratores de alta potência da Série 8R. O objetivo é aumentar o portfolio de produtos e serviços aos clientes brasileiros. “Nossos clientes no Brasil estão investindo em tratores de alta potência dos modelos 8R”, disse Mark Von Pentz, presidente mundial da Divisão Agrícola da Deere. “A decisão de fabricarmos os 8R em Montenegro permitirá que estas máquinas estejam disponíveis para financiamento pelo Finame”.

A notícia agradou também ao prefeito de Montenegro, Paulo Azeredo. “Importantíssima esta notícia. Isto mostra que estamos numa localização privilegiada, o que leva grandes empresas a ampliarem suas plantas, e está também atraindo outros empreendimentos que em breve poderemos anunciar”, declarou. O crescimento do Distrito Industrial junto ao Pólo Petroquímico leva Azeredo a pensar em outros investimentos necessários. “Temos que partir agora para a ampliação de nosso aeródromo, instalação de um cais na região do distrito industrial, além de cobrarmos dos governos a construção rápida do Aeroporto 20 de Setembro, em Nova Santa Rita”.
Liderança
Desde que se instalou em Montenegro, e trouxe para cá boa parte de sua linha de produção, as vendas de tratores cresceram a tal ponto de, em 2012, a John Deere fechar o ano como a empresa que mais arrecadou em ICMS. Para o município este reflexo será sentido em 2014, quando retorna para os cofres municipais parte desta arrecadação. “Hoje a John Deere responde por 46% do ICMS arrecadado em Montenegro”, informa o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcio Menezes.
Sucesso
Em 2013, a John Deere comemorou, durante a Expointer, em Esteio, a recuperação do mercado do setor de máquinas. Jair Servat, gerente de vendas, explicou que as vendas dos contratos firmados em setembro de 2012, durante a feira, com taxas de juros reduzidas a 2,5% tiveram as entregas feitas em janeiro. A partir dai o segmento também foi impulsionado pelas altas nos preços dos grãos, originada pela seca nos Estados Unidos, e a falta de mão-de-obra no campo.

Modelo mundial
Em agosto de 2008, a John Deere inaugurou sua fábrica de Montenegro para aumentar sua capacidade de produção nacional de tratores. Naquele ano os investimentos ultrapassaram os US$ 100 milhões. A multinacional fabrica diversos modelos de tratores em Montenegro, mas nenhum com os níveis de potência oferecidos pelos modelos da linha 8R – uma linha que tem desempenhado papel-chave nos sistemas de alta produção agrícola no mundo todo.

“A demanda por equipamentos John Deere se mantém forte nas Américas do Norte e do Sul”, disse Von Pentz.

“Nossos clientes estão obtendo significativos ganhos de produtividade com a alta tecnologia desenvolvida para o 8R e queremos continuar respondendo à demanda dos agricultores na medida em que o Brasil se firma como um dos celeiros do mundo”.

A John Deere atualmente fabrica os tratores 8R em Waterloo, Iowa, nos Estados Unidos e os continuará produzindo para os mercados globais. A companhia divulgou ainda que a reconfiguração da fábrica de Montenegro começará no final deste ano. A expectativa é que a produção brasileira dos modelos 8R comece em 2015, também resultando em crescimento da rede de fornecedores na região.
Matéria de JB Cardoso publicada no jornal Fato Novo 
em 11 de setembro de 2013

Um comentário:

  1. Bom Dia!
    Quando iniciou a construção da John Deere em Montenegro, minha empresa forneceu refeições para as empresas de engenharia e demais. Gostaria de saber se podes nos indicar a empresas que estarão no projeto para novamente estarmos servindo refeições com qualidade.
    meu contato é nutripolo.mary@gmail.com 51 95507112, minha empresa fica bem próxima. Nutripolo Refeições.
    Desde já agradeço sua atenção.
    Mariangela

    ResponderExcluir