domingo, 15 de setembro de 2013

2722 - Barão: o nome do município

Há uma controvérsia quanto à origem do nome do município. Hoje se tornou óbvio que o   barão Luiz Henrique von Holleben, tendo morado algum tempo na localidade hoje que depois veio a ser a cidade de Barão deu origem ao nome.
Quem questiona essa obviedade se fundamenta no que está escrito no livro Montenegro, monografia escrita por José Cândido de Campos Neto, em 1924. Ele não era um historiador e, embora sua obra seja um importante documento para a história montenegrina, não é uma obra histórica rigorosa. 
Muito mais confiável e bem embasado é o trabalho do Monsenhor Rubem Neis, que teve acesso a fontes primárias e a farta documentação, que não deixa dúvidas quanto à vinculação entre o nome da cidade e o barão Von Holleben.
O Barão do Jacuí, cujo nome era Francisco Pedro de Abreu, foi um grande líder militar na Revolução Farroupilha (lutando contra os revolucionários farroupilhas e a favor do império). Ele foi muito importante na história de Montenegro. A ponto da principal rua do núcleo original de Montenegro (atual rua Doutor Flores) ser chamada de Rua do Barão, em sua homenagem. Ele fez um grande loteamento numa área da cidade que hoje faz parte do centro montenegrino. Era benemérito da cidade, tendo contribuído muito para a construção das igrejas católica e luterana de Montenegro.
Por isso é natural que Campos Neto, não tendo conhecimento da história do Barão von Holleben, tenha sido levado ao erro, supondo que o Barão, no caso, fosse o do Jacuí.
Mesmo adotando-se a tese da origem do nome ser relacionada com Von Holleben, é bom guardar um pouco de dúvida. Ainda mais que existiu, no interior de São Vendelino (perto de Barão), uma localidade chamada Chico Pedro (hoje denominada Vale Suíço). Chico Pedro era o apelido do Barão do Jacuí.


Nenhum comentário:

Postar um comentário