segunda-feira, 30 de setembro de 2013

2816 - Paisagem caiense em 23 de setembro de 2013


Esquina da rua Marechal Deodoro com a João Pereira


O cruzamento de ruas que se vê no primeiro plano, é da Marechal Deodoro da Fonseca com a João Pereira. Nessa esquina se encontram, além do grande prédio do República, a Loja Kranz (também no lado direito da Marechala Deodoro). Logo adiante, o estacionamento da igreja católica. O primeiro edifício alto é o Anturiun, que tem a Caixa Econômica Federal, no seu andar térreo. Ele fica de frente para a praça Edvino Puhl.
Logo adiante, do outro lado da praça, vê-se o edifício que foi construído pelo ex-prefeito Gerson Veit. Esses dois edifícios estão entre os mais antigos prédios residenciais altos da cidade. Apenas o prédio do Banrisul (antes, da Caixa Estadual) é mais antigo que esses.
Outro prédio alto e antigo aparece adiante, com paredes na cor pêssego: o Edifício Victória, com sete andares e galeria comercial nos dois primeiros pisos. Mais adiante ainda, se avistam os prédios da Conservas Oderich SA. Uma grande indústria (ocupa quatro quarteirões) situada no centro da cidade.
No fim da rua Marechal Deodoro se avista o portão e o muro do campo do Esporte Clube Guarani e, adiante dele, o Morro dos Berwanger.  O outro morro que vemos ao fundo, atrás da igreja católica, está situado no outro lado do rio Caí. 
Entre os dois morros que aqui se avistam, o rio passa por um vão estreito. O que pode inluir no volume das enchentes na cidade.
À direita da igreja católica, mais adiante, se avista a torre da pequena igreja católica do bairro Navegantes, que é dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes.
Adiante da praça, avista-se o edifício Schneider, que ainda não foi totalmente concluído. É o maior prédio residencial da cidade, mas a sua construção avança de forma lenta, há mais de uma década.


Nenhum comentário:

Postar um comentário