sábado, 12 de outubro de 2013

2878 - Relatório Michaelsen: escolas, localidades e número de alunos no município de Cahy

Escolas municipais relacionadas pelo distrito em que se encontravam,
com o nome da escola (ou do professor), localidade em que se encontravam
e o número de alunos

Egydio Michelsen foi, sem dúvida, um prefeito diferenciado. Tanto que, duas décadas após ser prefeito do Caí, foi candidato a governador (segundo mais votado) e Ministro da Indústria e Comércio.
Tinha talentos especiais  e fazia coisas que ninguém havia feito antes. Um exemplo disso foi esse relatório, pelo qual ele expôs aos munícipes um amplo quadro da situação do município.
Algo que os prefeitos atuais  não fazem e talvez deveriam. Na época era bem mais difícil. Hoje isso poderia ser feito até através da internet. Na época, foi um procedimento muito raro.
Nessas duas páginas do Relatório relativo ao ano de 1936 (o primeiro do seu goverrno), são relacionadas as escolas municipais existentes no município. Geralmente denominadas pelo nome da professora ou professor.
O primeiro distrito correspondia à sede municipal, incluindo a localidade de Campestre (hoje denominada Campestrinho).
O segundo distrito corresponde ao atual município de São José do Hortêncio
Terceiro distrito: as localidades de Linha Araripe e Linha Brasil pertencem hoje ao município de Nova Petrópolis que, na época, ainda não havia se emancipado do Caí. A sede do distrito, como se vê, não tinha escolas municipais. Prevalecia, ali, a escola evangélica lutrerana.
O quarto distrito era o de Capela de Santana (na época ainda denominada Santana do Rio dos Sinos). Este distrido separava-se do da sede municipal pelo arroio Cadeia e, portanto, incluía localidades como Conceição e Campestre da Conceição, Lajeadinho, Pareci Velho (onde situava-se a escola da Barragem Rio Branco), Divisa (entre Pareci Velho e Capela), Fazenda Paquete (junto ao rio Caí, além de Montenegro).
O quinto distrito incluia Alto Feliz e Arroio do Tigre (Tigerthal).
O sexto distrito, com as localidades de Sanga Funda, Berto Círio, Morretes e Santa Rita, corresponde ao atual município de Nova Santa Rita. Este antigo distrito caiense se estendia até as proximidades de Porto Alegre).
O sétimo distrito, então chamado de Faria Lemos, hoje se chama Santa Lúcia do Piaí e pertence a Caxias do Sul. Fica no alto da serra, entre as cidades de Caxias do Sul e Gramado.
O oitavo distrito vem a ser o atual município de Portão. As localidades de Rincão do Cascalho, Cachoeira e Socorro pertencem hoje a esse município.
O nono distrito é o atual distrito de Vale Real, que ainda possui as localidades de Morro Gaúcho e Arroio do Ouro. Nova Palmira, pertence hoje a Nova Petrópolis.
Os números referentes a cada localidade se referem à quantidade de meninos (M) e meninas (F) matriculados em cada escola. A abreviação Freq. significa, provavelmente, freqüência. Deve referir-se ao número de meninos e meninas que permaneceram na escola até o final do ano.

Foto do acervo de Iraní Rudolfo Lösch

Nenhum comentário:

Postar um comentário