segunda-feira, 7 de outubro de 2013

2853 - Encontro da família Augustin

Dorothea Koch e Jacob Augustin 
A matriarca Luiza Augustin Krug
Paul Augustin, nascido a 28 de outubro de 1801, em Morschbach na Alemanha, era filho de Johann Paul Augustin e Maria Margaretha Schäffer. 
Ele casou, em 28 de fevereiro de 1826, com Anna Regina Schaffer e faleceu a 31 de dezembro de 1839, em Dois Irmãos, depois de combater os farrapos liderados pelo bandido chamado Menino Diabo.

Paul Augustin lutou no conflito riograndense           chamado por alguns de Guerra dos Farrapos e por outros de Revolução Farroupilha. Como a maioria dos imigrantes, ele ficou do lado dos imperiais e contra os republicanos. 

Possivelmente não se engajou neste lado da política por idealismo, mas apenas atendia aos princípios básicos da praticidade que dominou a colônia alemã no sul do Brasil nos seus primórdios. 
Os alemães haviam recebido terras do imperador e, mesmo que nem todas as promessas houvessem sido cumpridas, sua situação de vida melhorava. Diante disto, integraram-se ao lado que lhes parecia mais conveniente. 

A Colônia de São Leopoldo sofria com os ataques de um guerrilheiro que, dizendo-se revolucionário, se aproveitava da situação de guerra para atacar as propriedades. E esses ataques resultavam muitas vezes, em seqüestro e assassinato. 


Num destes embates Paul Augustin morreu pelas mãos do Menino Diabo. 


Anna Regina Schaffer, sua esposa, nasceu a 2 de maio de 1804 em Ellern, filha de Johann Nilolaus Schaeffer, nascido a 12 de julho de 1782 em Rheinhessen, e Maria Margarethe Holz, nascida a 1º de março de 1782 ( casados a 19 de janeiro de 1804 ), filha de Mathias Holz e Anna Margarethe


Paul Augustin, sua esposa, seu irmão Peter e sua cunhada imigraram para o Brasil e chegaram a São Leopoldo em 16 de dezembro de 1827.


Um dos filhos de Paul, chamado Jacob Augustin, migrou para o Vale do Caí, fixando-se na localidade de Linha Pinheiro Machado, no interior do atual município de Brochier. Na época, município de Montenegro. Ele foi figura destacada e, mesmo morando no interior, presidiu a comunidade luterana de Montenegro. Teve decisiva participação na construção da primeira igreja luterana da comunidade montenegrina. Era casado com Dorothea Koch.


O 1º encontro da família Augustin vai ocorrer em 10 de novembro de 2013, no CTG Estância do Montenegro, na rua José Luis, 1910,  Centro, Montenegro, RS

Ele começa às oito e meia da manhã, com a chegada para credencial e café colonial. Ao meio dia, haerá almoço e finalizando com café.
Durante o dia, hará várias recreações, como também um grupo de danças alemãs que se apresentará.

Luiza Augustin Krug, a senhora que ilustra essa postagem, era filha de Jacob Augustin. Ela casou com Heinrich Krug e o casal viveu em Costa da Serra, no interior de Montenegro. Faleceu em 1925.

Outros atrativos são a exposição de fotografias e objetos pertencentes aos convidados e antepassados e a árvore genealógica, em que cada um poderá se identificar colocando seus dados.

Haverá projeção via telão, roda de chimarrão e muita história.!
Reservas devem ser feitas com antecedência, para garantir lugar.
fones: (51) 36492938 / (51) 99664276 (vivo) ou e-mail: signehetzel@hotmail.com com Signe Maria Hetzel.

Texto de Eduardo Kauer

2 comentários: