domingo, 10 de novembro de 2013

3029 - Barragem Rio Branco com gasolina na eclusa

Essa foto permite entender como era e como funcionava a barragem que tornou 
viável a navegação até São Sebastião do Caí, mesmo em períodos de estiagem
Situada próxima à cidade de Pareci Novo, a Barragem Visconde do Rio Branco foi uma grande obra realizada no final do século XIX. Juntamente com outros melhoramentos feitos no leito do rio (inclusive a abertura de um canal cortando uma curva fechada), a barragem tornou possível a navegação até São Sebastião do Caí até mesmo nos períodos de maior estiagem. Para isso, também eram feitas dragagens periódicas no leito do rio.
A barragem, como se pode ver na foto, fazia o nível do rio ficar mais elevado, adiante dela.
Não era muita diferença. No dia em que foi feita essa foto, o desnível era bem  menor que  a altura de um homem.  Possivelmente, na ocasião, o rio não estivesse com nível muito baixo.
Acima da barragem, até o porto do Caí, o rio ficava sempre no mesmo nível e em condições de navegação. Abaixo dela, ele variava de nível, mas até ali as condições de navegabilidade eram favoráveis mesmo em situação de estiagem.
A parte da obra que atravessa o rio foi feita de madeira. Boa madeira de lei que existia, ainda, em profusão no Vale do Caí, naquela época.
A parte da obra que foi feita em alvenaria, junto à margem esquerda do rio, é chamada de eclusa. Trata-se de um canal murado nos dois lados, que se abre para a passagem dos  barcos. Ele conta com dois portões. 
O portão  superior, que não se percebe na foto por estar atrás do barco, ficava fechado até a chegada da embarcação. Então ele se abria, ficando fechado o portão inferior. Esse que aparece bem evidente na foto.  
Com isso, a eclusa se enchia de água e o barco, vindo de São Sebastião do Caí ou do Pareci (a montante do rio), podia entrar na eclusa.
Depois disso, abria-se lentamente o portão inferior, a água dentro da eclusa se escoava e o barco ia baixando de nível, até chegar ao nível do rio na sua parte inferior. 
Em termos mais técnicos, a Wikipedia explica o funcionamento da eclusa da seguinte  forma:
"Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios: há duas comportas separando os dois níveis do curso d'água. Quando a embarcação precisa subir o rio, ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa.
Quando a embarcação precisa descer o rio, ela entra na câmara pelo lado montante da eclusa. A seguir, fecha-se a comporta de montante e esvazia-se gradualmente a câmara até que se atinja o nível do reservatório inferior. A porta de jusante é aberta e a embarcação sai da eclusa. As operações de enchimento e esvaziamento da câmara são geralmente feitas por gravidade, com a ajuda de pequenas comportas e válvulas."
Montante é a parte superior do rio, mais próxima das suas nascentes.
Jusante é a parte inferior do rio, mais próxima da sua foz.


Foto do acervo de Carlos Gilberto Kayser






Nenhum comentário:

Postar um comentário